segunda-feira, julho 23, 2007

Os Valor€s da Imprensa

Qual não é o meu espanto quando esta madrugada enquanto passava os olhos pela imprensa desportiva on-line leio o seguinte : At. Madrid dá 15 Milhões + Costinha por Simão .
Bem eu confesso que devido às altas horas em que li a noticia fui consultar o calendário e verificar se estávamos nalguma época especial , tipo Carnaval ou Dia das Mentiras . Como confirmei que não se tratava nem de uma nem de outra , resolvi ir dormir pois poderia estar com excesso de insónias e consequente início de demência .
O problema maior foi acordar cedo e voltar a ver , desta vez em edição impressa , a mesma notícia que me tinha feito adormecer com um enorme sorriso lacónico e gozão no rosto .
Afinal a versão existia mesmo ! Eu nã estava a sonhar nem era o excesso de álcool a inventar situações circenses ... A imprensa ( não me parece que os dirigentes do Atlético de Madrid , mesmo sendo estes descendentes de Gil Y Gil , tenham tão aguçado sentido de humor para quererem após terem vendido F.Torres por mais de 35 Milhões de Euros , dar menos de metade dessa verba por Simão Sabrosa , nem mesmo oferecendo o ex orientalista entretanto elevado a ministro , Costinha ) ao seu melhor abria mais um buraco e dava mais um passo a caminho do seu precipicio maior , a falta de credibilidade . Isto faz-me reflectir e tirar conclusões preocupantes ainda para mais tendo em conta que dias antes os mesmos jornais e suplementos desportivos nacionais tinham anunciado a bem encaminhada transferência de Fredy Adu , esse prodígio dos jogos de computador , e de tantos e muitos outros nomes , para o Glorioso .
Cada vez mais sinto-me revoltado , admirado e enojado com os profissionais de imprensa que temos no nosso país , independentemente da noticia de Simão ter sido lançada primeiro em Madrid e só depois difundida em Lisboa ( obviamente que a criação da mesma teve sentido inverso e mãos de uma certa pessoa a precisar de desviar atenções ... )
Mesmo vivendo nós numa pseudo democracia em que cada um é livre de inventar o que quiser e cada um é livre de ler , adquirir ou acreditar no que mais lhe convir , parece-me que a imprensa desportiva tem um árduo trabalho pela frente se quiser ser vista como uma imprensa profissional , respeitada e credivel . Todos sabemos o reboque que a marca Benfica é e a importância monetária que cada linha escrita sobre o Glorioso acarreta para os respectivos diários desportivos . Mas mesmo sabendo nós isso e sabendo que as tiragens reflectem e espelham-se na mesquinhez sensacionalista que o povo português adora devorar , penso que os jornalistas de hoje em dia deveríam ser obrigados a ler o Código Deontológico do Jornalista todos os dias de manhã e reflectirem sobre o que andam a fazer .
Claro que nesta mesma pseudo democracia em que vivemos os ditadores editoriais impõe muitas das vezes noticias aos seus subordinados , que cada vez mais frágeis acabam por se deixar influenciar e corromper uma primeira , segunda e terceira vez, acabando também eles por mergulharem na selva canibal e dissimulada da mentira , invenção e procura desenfreada pela maior dose de sensacionalismo possível .
O Benfica com os seus 6 milhões de adeptos e 4 milhões de fãns ( os adversários do glorioso perdem mais tempo e preocupam-se mais com o Benfica do que com o suposto clube que apoiam ) influencia e garante vendas superiores ao quádruplo em relação aos restantes clubes e só isso pode explicar as noticias que acabei de supra citar .
De dia para dia as manchetes são mais patéticas e rídiculas e a cada vez mais densa, forte e estreita relação dos empresários com os jornais e respectivos chefes de edição , faz com que a precariedade da informação e da comunicação seja uma realidade absurda e preocupante , ainda para mais se tivermos em conta o futuro que nos espera .
Por Portugal possuir uma das mais elevadas taxas de analfabetização da União europeia , por termos um dos mais baixos e vergonhosos salários minimos do grupo dos 27 ou por registarmos ignorantes , comprometedoras e desonrosas taxas de abstenção aquando de eleições democráticas , não quer dizer que o povo ( neste caso o leitor ou informante ) seja tão quadrado e rústico ao ponto de se deixar gozar desta maneira .
A imprensa nacional em geral , não apenas a desportiva , necessita de reformas essenciais e rejuveneradoras , que se apoiem numa linha correcta de informação e que tenham noção e em conta os muitos alertas de pessoas como Régis Debray ( o inventor da Mediologia ) , Mário Mesquita ( leiam o Quarto Equivoco ) , ainda Eduardo Cintra Torres ou até mesmo o velhinho exemplo de Eça . É preciso e necessário coerência , rigor , disciplina e formação , mas acima de tudo coragem !
Para que a imprensa portuguesa não ande a reboque ( a noticia do Simão veio dos nuestros hermanos que continuam a achar-nos burros , um povo submisso e expectante ) a prestar vassalagem aos media internacionais e para que o nosso país não funcione só sobre pressão de outros ( caso Maddie onde ficou comprovada a falta de peito e orgulho nacional , permitindo uma invasão , humilhação e ridicularização inacreditáveis , piores do que o Ultimatum inglês do Sec. XIX ) , é preciso mesmo coragem !
Por tudo isto e por muito mais vejo uma cada vez maior aproximação entre a imprensa cor de rosa e a imprensa desportiva , ou será que nenhum de vós já confundiu ou quis trocar o Rui Santos pelo Claudio Ramos ?

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É um assunto delicado . Estas noticias tem sempre um intuito pre definido . Nós , futeboleiros ja o sabemos .

Concordo quando dizes que a imprensa caminha pra uma desacreditação intensa .

Bom Blog !

10:01 da tarde  
Blogger palavras indiscretas said...

É o fiel retrato do nosso estado. A comunicação social no seu melhor… Há quem encare os media como um incentivo à participação da sociedade civil na politica, pessoalmente, encontro tantas relações “promíscuas” entre os media e a politica, a justiça e os grandes interesses económicos que enfim…
Se os media são controlados pelo pesado aparelho estatal então tudo é controlado, se os media estão na mão de grupos económicos musculados lá vai a imparcialidade às malvas. Até durante as autárquicas de Lisboa percebeu-se isso, um canal de televisão com sede ali para as bandas de Carnaxide, fez o que quis e opinou o que bem entendeu sobre (alguns) candidatos.

Basta olhar para a formação de muitos dos nossos jornalistas e mais importante que isso a sua condição laboral precária, existindo um total desapego à “casa” para onde edita “uns textos” e em retribuição recebe uns míseros euros para perceber que a qualidade da informação é, à semelhança da sua retribuição, mísera.

Que saudade tenho eu do fiel jornal de província, artesanalmente impresso à maneira de Gutenberg e em que podíamos confiar.

Abraço

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto já atingiu um ridiculo tão grande que acho que ninguém leva os jornais a sério. Até os menos informados ou atentos já se aperceberam que estas "noticias" são so mesmo para vender jornais.

Saudações Gloriosas

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Verdade total ! Nao ha paciencia para o ridiculo informativo dos jornalistas desportivos . Se eu fosse jornalista tinha vergonha de o dizer publicamente .

9:58 da manhã  
Blogger Unknown said...

Será que eles ofereceram 15 milhões de pesetas. Ninguém disse de que eram os milhões...
http://benfica-fc.com/slbenfica

2:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu ri-me feito tolinha com esta noticia.. Os jornais fazem de tudo para vender.. sim, pq uma proposta dessas é ridicula !

6:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E hoje ainda se vêm queixar que o Simão pediu quase 500 mil euros limpos por mês. Queriam saldos, queriam saldos.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

11:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O FILHO DA PUTA DO SIMÃO JÁ ASSINOU PELO ATLETI!
MORTE A esse TRAIDOR!
SLB AMO-TE!
MORTE AO CABRAO DO SIMAO. ´+E UM VENDIDO!
SLB O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

5:02 da tarde  
Blogger lemon_sees_the_light said...

E lá foi o Simãozinho...

6:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e lá se foi o sicornão

7:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem