sábado, junho 16, 2007

Zsolt Szabo a Presidente !


Mais uma vez e de uma forma já esperada a selecção nacional chega ao ultimo jogo do Europeu de Sub 21 , a depender de terceiros para se qualificar para as meias-finais dessa prova e consequentemente para os Jogos Olímpicos de 2008 .
Nos dois jogos já disputados , ambos contra equipas que ainda à bem pouco tempo a selecção principal venceu confortavelmente , as esperanças Nacionais revelaram um vedetismo intolerável para jogadores que ainda não ganharam nem fizeram nada pela história do futebol português .
Arrastam-se em campo , parecem perdidos , confusos , demasiado confiantes e com manias e ares de vedetas .
Se pensarmos ou justificarmos isso por tratarem-se de jovens com tenra idade futebolistica , o facto da maioria deles ser titular nos seus clubes e jogar já nas primeiras divisões dos respectivos países onde competem esses clubes , esse fundamento perde razão de ser , até porque do outro lado estão jogadores nas mesmas condições e com a mesma faixa etária .
Após o mísero jogo com a Bélgica , o Seleccionador nacional José Couceiro ( já não chega de maus resultados e humilhações ?? ) , esse sábio da arrogância futebolisitica ( Mourinho também o é , mas ganha jogos e conquista troféus ) , teve uma afirmação de lapidar , do género : " ... jogamos contra uma equipa com 11 jogadores internacionais A ... " , pois se nos recordarmos e verificarmos a facilidade com que a Selecção do Sr. Scolari ( outro mestre ... ) venceu e ultrapassou a equipa principal A da Bélgica , verificamos e constatamos que para além da troca de informações entre os 2 principais técnicos ( palavra discutivel , cada vez mais discutivel ) ser nula ( as unicas coisas em comum devem ser mesmo a arrogância e uma incompetência abismal ) , ficamos com a certeza de que os Sub 21 belgas são tão ou mais acessiveis do que a sua equipa principal , ate porque Sr. Couceiro , nós vimos o jogo !
José Couceiro, que a unica coisa louvável que fez no futebol , para além de ter aconselhado alguns jovens jogadores a desvincularem-se do Sporting enquanto presidente do sindicato de jogadores , foi ter conseguido não ser campeão com um super plantel no FCP de Pinto da Costa , e após ja ter descido algumas equipas , nunca , mas nunca mesmo ter conseguido alcançar um objectivo como treinador principal , já deveria ter percebido que não basta ser-se convencido nem ter-se QI ( quem indique) para se ser treinador de futebol ( ouviu Sr. José Gomes ??? ) .
Uma selecção com jogadores como Miguel Veloso , Nani , Vaz Té , Manuel Fernandes , Manuel da Costa ( belissimo jogador ) , Paulo Machado , Ruben Amorim , Moutinho e Rolando tem obrigatoriamente de aspirar a mais !
Desta lista de figuras principais dos Sub 21 ,não incluí Hugo Almeida . Sobre este tenho apenas a dizer que é a figura perfeita , o espelho e exemplo do que é esta selecção e o seu comandante técnico : Um excessivo e ridiculo caso de falta de humildade , fracos recursos , engrandecidos por uma imprensa cada vez mais controlada e manipulada , acomodados e sem a ambição que um jogador da sua idade deveria ostentar .
Nem os mais recentes e anteriores fracassos das equipas jovens nacionais ( ai que saudades de Carlos Queiroz e da sua mentalidade ) nos leva , e principalmente ao Sr. Madaíl , a reflectir sobre a necessidade de uma profunda alteração de estratégia na criação , desenvolvimento e respectiva criação de um projecto sério , com bases , raízes ,ambições e fundamentalmente espirito de equipa , noções e responsabilidades .
Custa-me imenso olhar , perceber ou simplesmente entrar no sitio da Federação Portuguesa de Futebol e ver nomes como Madail , Herminio Loureiro , Scolari e a sua armada brasileira, Couceiro , Flávio Teixeira ,Paulo Sousa ( excelente comentador desportivo na , e apenas lá , imprensa escrita ) no topo das hierarquias e a ocuparem lugares que deveriam estar destinados a pessoas competentes e com verdadeiro talento . Cada vez mais tenho a certeza de que no futebol actual , e principalmente na estrutura da Selecção , o mediatismo ganha aos pontos na questão do verdadeiro mérito , talento , justiça e competência .
Depois , como se já não bastassem as fracas e paupérrimas exibições das selecções ( ai ai ai o Kuwait , essa potência do futebol , só superada pelo maravilhoso Liechenstein que até nem sei escrever o nome... ) , temos de ouvir os habituais discursos pomposos e vergonhosos dos dirigentes e responsaveis dessas vergonhas e atentados ao nacionalismo português . Basta de desculpas , basta de culpabilizar os árbitros , chega de conversas da treta sobre os ses disto e daquilo . No futebol não há se , tal como na vida não o deveria haver. Não há vitórias morais , nem vencedores imerecidos .
É nas derrotas que se vê o carácter e o porquê dos predestinados campeões . É nas derrotas que se reconhecem os verdadeiros vencedores .
As esperanças para o jogo de hoje são legitimas , não fossemos nós um país de sonhadores e de esperançosos convictos ( esperança , essa sensação gémea falsa da angústia ) , até porque alguém teve a coragem e a sensatez que tem faltado ao Sr.Madaíl , em expulsar José Couceiro do banco da selecção nacional de sub 21 . Talvez assim ( obrigado Sr. Zsolt Szabo , votarei em si no dia que quiser ser Presidente da FPF ) a selecção vença , entre na rota do sucesso natural e que é , ou deveria ser , seu por direito e da forma normal que todos sabemos estar ao nosso alcance .

Sr. José Couceiro aproveite o embalo , puxe dos seus cordelinhos e oiça o repto de 10 milhões de portugueses : demita-se e deixe o futebol , ou se quiser continuar a enganar-se a si próprio , oiça o desejo de mais de 6 milhões de pessoas e volte ao Futebol Clube do Porto .
P.S. Acabei de ver na TVI a falta de respeito do sr. José Couceiro em plena conferência de Imprensa para com alguns jornalistas respeitados . Uma vergonha ! Respeite o trabalho dos outros já que não respeita o seu próprio trabalho !

8 Comments:

Blogger arrebumbas said...

Muito bem postado. Apoiado!
Este Couceiro é realmente um flop como treinador. O Acusado Flatulento consegui arranjar-lhe tacho na FPF de pois deste ter passado pela associação de malfeitores.

Abraço!

Benfica Sempre, mesmo depois da morte!

3:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem visto . Couceiro é muito fraco para uma selecção como a nossa .
Bem vindo a blogosfera novamente Tiago.

8:25 da tarde  
Blogger palavras indiscretas said...

Concordo em pleno, aliás deviam rebaptizar a personagem de Couceiro para Cagaceiro... E assim andam os portugueses nesta tristeza de vida.
Abraço

12:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei do seu blog. Gostaria de convida-lo a visitar o meu WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM Todas as cores são bem-vindas
Um abraço

3:10 da manhã  
Blogger lemon_sees_the_light said...

Acho que este nosso europeu só deu razão ao treinador holandês: boas individualidades (que por acaso, quase que nem se viram) e equipa, nem vê-la... É pena. Potencialidades não nos faltam, o resto...

12:52 da tarde  
Blogger David said...

Muito bem exposto.

Cumprimentos da www.gloriosafuriavermelha.blogspot.com

1:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Couceiro não me parece a pessoa indicada para a selecção sub 21.
Houve demasiados erros é dificil de aceitar tanto talento a jogar tão mau futebol.

10:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo . texto muito bom com tudo o que devia ser dito ao couceiro .

7:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem