sexta-feira, agosto 31, 2007

O erro do Engenheiro ou os nossos erros ?


Antes de ir de férias ( não me canso de destacar o quão merecidas foram ) o Post aqui deixado e escrito tinha como título " O primeiro do engenheiro " . Na minha ingenuidade pensei e acreditei nas palavras de Fernando Santos quando afirmou de uma forma heróica , revoltada e galvenizada que os adeptos do Benfica ainda o iríam aplaudir de pé . Sabendo nós e toda a gente dos amores que o terceiro anel nutría pelo Engº do penta , só comparável ao desejo que os portugueses tinham por ver o grande Zé Couceiro permanecer de quinas ao peito e a levantar o seu arrogante olhar para o céu a cada acorde do hino nacional , estava escrito de que se Luís Filipe Vieira quisesse continuar a gozar de algum prestígio e margem de manobra na Luz tería de começar a correr com os seus afilhados do Benfica ( deixem jogar o Mantorras !!! ) .
Não coloco em causa a competência , o rigor e principalmente a necessidade do benfica ter D. Sebastião Camacho de regresso , até porque nesta altura acho que só mesmo o espanhol ou Sven Goran Erikson conseguiríam empolgar as lides encarnadas , mas parece-me que em jeito de despedida os benfiquistas devem todos uma palavra de apreço a Fernando Santos .
Qual o treinador que com um plantel que integrava Marco Ferreira , Manu , Moreira , Moretto , Mantorras , Beto , Joao Coimbra ou Karyaka e que a partir de certa altura se viu com apenas 2 centrais disponiveis após a lesão de Luisão , 1 unico e irregular defesa direito , 1 unico defesa esquerdo capaz para vestir de águia ao peito , 1 unico avançado de qualidade no plantel ( Miccoli ) e após a lesão de Simão sem um unico jogador que jogue e rasgue pelas alas .faria melhor ?
Se a isto juntarmos as precipitadas saídas a meio da época de Alcides e Ricardo Rocha ( continuo a dizer que com ele o Benfica tería sido campeão ) , as birras constantes de Anderson , a instabilidade e os assobios a Moretto quando este foi eleito para a baliza ( ok eu comprendo mas não pode ser assim ! ) , os permanentes lenços brancos que Fernando Santos sempre tinha que ver , as barracadas e palhaçadas do Sr. Veiga , o misterioso castigo a Nuno Assis , facilmente constatamos que o engenheiro fez um trabalho formidavel no benfica . E tudo podia ter sido tão diferente caso Mantorras ( o falso coxo ) tivesse marcado aquele golo a Helton no finalzinho do jogo da Luz ...
E o que faríam outros treinadores caso o Presidente do seu clube após ter anunciado que tinha colocado ao seu dispor a melhor equipa da última década quando na realidade , à sua revelia e após ter anunciado publicamente que o capitão e indispensável ídolo não saíria , o vende a um clube mediano e quase em saldos ? E o que dizer do caso Manuel Fernandes ? Será este plantel mais forte do que o plantel do ano anterior ? Eu diria que este plantel tem mais opções e uma mais ampla variedade mas tal não significa qualidade ... quando se perdem os três melhores jogadores da última época ( Simão , Miccoli e Karagounis ) e se vende a melhor contratação desta ( para mim M . Fernandes jamais voltaria a jogar no benfica ! ) não me parece que se tenha o melhor plantel dos ultimos dez anos .
Não sou um defensor de Fernando Santos e tal como já referi aqui a minha simpatia para com a sua pessoa deve-se apenas ao facto de ter estudado na mesma escola que eu apesar de em épocas distintas mas enalteço o seu profissionalismo , a sua boa vontade e o seu clubismo , mesmo sabendo que na ditadura do futebol o Salazar chama-se títulos e aqui não vale invocar o Torneio do Guadiana ou o tão bem lembrado pela Leonor Pinhão torneio do Dubai .
Com isto não quero dizer que ache que F. Santos merecesse continuar ( sei de fonte fidedigna que Santos sería despedido independentemente dos resultados e que o espanhol estava já acordado desde o primeiro encontro que teve com LFV ) no mais desejado lugar do futebol nacional mas quero mostrar a minha gratidão e principalmente solidariedade para com o sr.Engº . E Sr.Luis Filipe Vieira não se almoça e se assina um pré acordo com um outro treinador nas costas de outro ... Como também não se vem para a imprensa afirmar que : " O Benfica foi um erro " como o fez Fernando Santos.
Bem parece-me é que no meio de tantos erros e estando nós a chegar ao fim do Verão , estação propícia a encontros e desencontros , a rupturas de sonhos , relações e contractos , época em que a ilusão dos sentimentos se revela traiçoeira e nos surge revestida de outras ( mais fracas ) aparências , envolvida e nua por revelações surpreendentes como que a pele bronzeada a cair e a dar lugar novamente à realidade e trazendo o sopro do afinal não era bem assim , o Benfica , tal como os heróis românticos no inicio dos livros , foi o principal prejudicado desta sucessão de erros e falsos sentimentos que pairavam e agora despertam .
E agora com a Liga de regresso não há mais desculpas para as ausências de sabado à noite . Ah e Felicidades Sr. Engenheiro . Que termine logo o seu curso !

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

(Não se assina um pré acordo com um outro treinador nas costas de outro).(Duas semanas antes Vieira diz:Veiga é para ficar.é um amigo.Afinal a famoza foto dos 3 LFV.Veiga.FS.devia ficar na memória dos Benfiquistas.Será que não querem ver

11:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem