segunda-feira, março 10, 2008

Vergonha Nacional


Decidi hoje voltar à especulação e à actividade neste meu espaço de tertúlia e opinião desportiva, após alguns meses de ausência propositada .

Os motivos para este regresso são mais que muitos . Desde constantes e permanentes solicitações e apelos de amigos , conhecidos e familiares , passando pelas muitas polémicas que cada vez mais se entranham e precipitam no nosso Futebol ou até mesmo tão simplesmente para êxpor a minha opinião aos demais .
Resolvi fazê-lo graças a este cocktail supra citado e enquanto me dirijia hoje pela manhã para a minha ocupação profissional e de me ter deparado com uma realidade conturbada no nosso Desporto .


Continuam a ser muitos os assuntos e temas em destaque . Começando pela selecção do Sr. Scolari ( esse senhor continua a não ver que apesar de ganhar mais dinheiro a não fazer nada no comando da Equipa das Quinas do que a vender relógios , seria bem melhor optar por esta segunda pois assim não ficaría tão mal visto ???!!!! ) que vergonhosamente lá se arrastou pelos ultimos jogos de qualificação e foi veemente vergada aos pés de uma equipa italiana reduzida aos seus suplentes , e que teima em não perceber que sem referências e sem humildade não se conquistam troféus . Temos ainda o arrastar do polémico e evidente apito dourado , o SCP a lutar pelo 6º lugar ( com Rui Patricio a fazer jus ao lugar que Ricardo ocupava ...) com o seu rival de belém , as medalhas dos atletas nacionais nos mundiais e europeus da especialidade , as derrotas das nossas selecções mais jovens e finalmente o caso que hoje abriu e ocupou grande parte dos noticiários de toda a comunicação social portuguesa .


José António Camacho após mais um entediante , vergonhoso e desprezível empate em casa ( desta feita contra o afundado União de Leiria ) resolveu tomar a atitude que já lhe era há muito esperada ( culpas ? Rui Costa ? Luis Filipe vieira ? José Veiga ? Os jogadores ? Todos ! Com maior ou menor participação todos eles tem uma quota parte de culpa ). Despediu-se com o mesmo rei na barriga com que tinha entrado em Agosto do ano passado . Com uma arrogância e uma supremacia tipicamente espanhola virou as costas a um projecto que segundo ele tinha tudo para dar certo .

Feitios à parte eu sempre tive uma admiração especial pelo murciano . Gosto da garra que ele sempre impôs nas suas equipas e mesmo que este senhor , criado para o Futebol em Madrid , em toda a sua carreira como técnico só tenha ganho uma única e singular Taça de Portugal (daqui a uns quando se reformar há-de olhar para o seu curriculo e lembrar-se do Glorioso como o único clube que lhe deu um título )quando da sua primeira passagem por Lisboa eu fiquei com a sensação de que o Benfica tinha tido e perdido um grande técnico de Futebol . O que a imprensa faz !


Hoje , sete meses após o seu desejado , anunciado e requisitado regresso vê-mo-lo a sair pela porta pequena ( embora com a merecida dignidade ) depois de ter feito o impossivel : colocou o Benfica a jogar pior que no tempo do Sr. Engenheiro ( este pelo menos tem o canudo ... ) Fernando Santos .


Onde está a mistica ? Onde está a garra ? Onde está a grandeza de um dos maiores e mais históricos clubes do planeta ?Onde estão os jogadores à Benfica ? O que se passa com a massa associativa encarnada que em tempos empolgava e empurrava a equipa ? Onde param os fanáticos que com o seu fanatismo quase obrigavam as lides do Glorioso a não falhar ou errar ? Onde andam as referências do glorioso ? Onde está a geração benfica que tanto deu e prometeu ? Onde reside a fúria encarnada ? Qual o futuro desejado ? Quando irá o Sr. Luis Filipe Vieira perceber que os seus erros estão cada vez mais frequentes e prejudiciais ? Eu diria que tudo isto e todos estes caminham pela rua da amargura . Desesperados , confundidos e o pior de tudo resignados . Ajoelhados perante a cada vez maior supremacia nortenha .

Desde que à uns dias atrás eu ouvi um benfiquista ferrenho a ser chamado de sportinguista e a não protestar ou tomar uma medida mais drástica , que eu percebi que algo está errado no reino da Àguia .


Estou certo de que toda a nação portuguesa , sou da opinião de que há um benfiquista dentro de todos nós ( não é Sr. Vitor Baía ? Sr. Figo ? ) e não apenas os mais de 6 milhões de adeptos benfiquistas , comentou , criticou ou opiniou esta noticia . O lugar mais desejado no futebol nacional , apesar do cemitério e risco que isso representa , está livre , disponível e pronto para ser ocupado .


Hoje esqueceu-se o aumento exagerado do petróleo , não se lembraram dos altissimos números do desemprego , da falta de qualificação e respectiva inactividade dos recém formados , deixaram para trás os recentes crimes hediondos praticados no país , não falaram da crise economica e do aumento ridiculo do pão , leite e seus derivados , do caso de Pedofilia da instituição à beira tejo plantada que continua a ser julgado e esquecido contra todas as provas e evidências , da corrupção nas forças e autoridades públicas e de muitos outros casos de maior relevo e importância .


Porque o Futebol tem esse dom . O de apagar , iludir , distrair , ludibriar e prender atenções . E é talvez por isso que este desporto é tão fantástico , especial e encantador , como vergonhoso e chocante .
origem