quarta-feira, agosto 23, 2006

A Renovação dos Porquês ?


Luis Filipe Scolari apresentou a lista de convocados para os amigáveis que se avizinham e apesar de toda a imprensa falar em renovação , parece-me que a palavra mais adequada para a lista de Scolari será : Porquê ?

Porquê continua Costinha a jogar na Selecção ? Porquê N.Valente é aposta certa do brasileiro ? Porquê Ricardo Costa é convocado ? Porquê Helder Postiga mantém estatuto de selecionável ?

Fala-se na imprensa que a convocatória teve surpresas , pois a mim parece-me que as únicas surpresas são as que acabei de revelar . Convocar Carlos Martins , Moutinho , Ricardo Rocha ou até mesmo Quaresma , não são apostas do selecionador nem surpresas . São escolhas naturais de quem já merecia à muito estas oportunidades .
Sem querer colocar em causa os jogadores selecionados ( eu até considero que N.Valente fez um mundial razoavel , Costinha foi um grande jogador , Postiga pode ainda evoluir muito ... ) parece-me que nada vai mudar e vamos continuar a vibrar com 2ºs ou 4ºs lugares quando temos matéria prima para sonhar com muito mais .

Se nos recordarmos que desta lista não constam por lesão ou impedimento Miguel , Paulo Costa , Maniche e Hugo Viana , veremos que a tal renovação não é assim tão intensa .

Felizmente nos diários de hoje as manchetes estão focadas na vitória benfiquista frente ao Austria de Viena , caso contrário lá teríamos nós as já habituais palhaçadas de Scolari estampadas em cada quiosque ou canal televisivo .

Compreendo que a cultura brasileira seja algo diferente , divertido , engraçado e novo para nós , mas há limites e situações que devemos começar a controlar . Até porque as realidades são completamente distintas. Mas sobre isso já falei um pouco no primeiro artigo deste espaço .

Vamos esperar que os convocados entrem em campo com amor e orgulho à grandiosa Pátria que representam e cantem o Hino com vontade e sentimento . Coisas que começam a escassear na selecção de todos nós e que a qualidade dos nossos jogadores se sobre

Segue a lista de convocados :

Guarda-redes: Quim (Benfica) e Ricardo (Sporting)

Defesas: Fernando Meira (Estugarda), Caneira (Sporting), Nuno Valente (Everton), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea), Ricardo Costa (FC Porto) e Ricardo Rocha (Benfica)

Médios: Deco (FC Barcelona), Petit (Benfica), Carlos Martins e João Moutinho (Sporting), Costinha (Atlético de Madrid) e Tiago (Lyon)

Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United), Ricardo Quaresma e Hélder Postiga (FC Porto), Hugo Almeida (Werder Bremen), Boa Morte (Fulham) e Simão e Nuno Gomes (Benfica)

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quando se pensou que ia haver uma remodelação na selecção, ninguem pensou á Scolari, ele prefere ter um grupo de jogadores de sua confiança, mesmo que não joguem, mas que tenham um grande poder no balneario

Agora atenção, o Costinha e o N. Valente, na altura do Europeu têm 34 anos e ainda estão dentro do prazo, o Scolari tem contrato até 2008 e estes são os seus jogadores

Depois do Europeu de 2008, nessa altura sim, tem de haver uma remodelação, mas será outro treinador a faze-la, com custos pessoais para o novo treinador, para o bem ou para o mal, coisa que o Scolari não quer para ele

4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

renovação foi mt pouca...apenas o necessário por força de lesoes e retiradas da selecção...

concordo contigo quando falas do n.valente e do costinha...

n concordo tanto com o helder postiga, já q n há outro ponta de lança portugues tao bom (apenas j.tomás e pouco mais)

5:45 da tarde  
Blogger Tiagojcs said...

De todos os que mencionei de facto dou maior beneficio da duvida ao Postiga mesmo assim se fizer outra epoca igual à ultima será dificil justificar as convocações à selecção .

6:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para reforçar a ideia do Scolari, aqui vai as idades dos jogadores actualmente

Ricardo - 30
Quim - 30

Fernando Meira - 28
Marco Caneira - 27
Nuno Valente - 32
Paulo Ferreira - 27
Ricardo Carvalho - 28
Ricardo Costa - 25
Ricardo Rocha - 28

Deco - 29
Petit -30
Carlos Martins - 24
João Moutinho - 20
Costinha - 32
Tiago - 25
Cristiano Ronaldo - 21
Ricardo Quaresma - 23
Boa Morte - 29
Simão Sabrosa - 27

Nuno Gomes - 30
Helder Postiga - 24
Hugo Almeida - 22

Lesionados
Miguel - 26
Jorge Andrade - 28

Ponta de lança
João Tomás - 31

Atendendo que se tem de avançar 2 anos, ainda podem jogar todos no Euro 2008 e esta vai ser a selecção do Scolari

5:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem