quinta-feira, agosto 03, 2006

Gigante Adormecido


Estamos a poucos dias do inico do Campeonato nacional e das competições europeias e a equipa do Benfica passeia maus resultados e exibições paupérrimas.
O modelo de jogo é agora colocado em questão pelo próprio treinador que promete efectuar mudanças na disposição dos jogadores dentro do relvado . Vamos ver se será mesmo só por isso e se dará resultado essa mudança , depois do mesmo ter andado a treiná-lo durante todo o estágio e adquirido jogadores que se adaptassem ao mesmo .
O plantel actual do Benfica demonstra demasiadas carências e dificilmente , a manter-se a actual atitude e plantel , o clube da luz pode sonhar a ombrear com o Porto e Sporting.
Faltam soluções para os flancos no plantel benfiquista tanto a defender como a atacar e caso o Mexicano Fonseca não seja o goleador que promete ser , faltará um Homem Golo no coração da área do ataque glorioso .
Começando na Baliza vemos 3 guarda redes todos eles medíocres . Moreira é jovem e vem das escolas encarnadas mas não é Guarda redes para ser titular do Benfica , Quim está neste momento demasiado fragilizado e desacreditado para conseguir voltar ao seu nível e Moretto , bem o que dizer de Moretto ?? Moretto é apenas medíocre , é um péssimo Guarda redes , não transmite o mínimo de confiança à sua defesa , compromete em todos os jogos e os frangos sucedem a uma velocidade que por este andar ainda o convidam para abrir uma filial do Frango da Guia no Estádio da Luz . É ainda , demasiado orgulhoso e convencido para vestir uma camisola tão importante .
Na defesa temos Nelson e Alcides como defesas direito . Pois nem um nem outro ainda me convenceram . Nelson ataca bastante , poucas vezes bem , e defende muito mal . Alcides apesar de ser bom jogador é limitado nessa posição . Fernando Santos tem testado também um tal de Marco Ferreira ( !!!!! porque ????? ) na posição e os resultados têm sido o que já todos estávamos à espera .
Do lado esquerdo temos um grande defesa esquerda mas apenas ele . Léo é um dos melhores defesas esquerdos estrangeiros que o Benfica já teve , mas em caso de lesão ou castigo lá terá o R. Rocha de ser adaptado .
No centro da defesa R.Rocha é um bom jogador mas muito faltoso o que faz com os treinadores não apreciem o seu estilo duro e rijo . Eu pessoalmente gosto imenso dele e não fosse o Sr. Gilberto Madaíl ter renovado o contrato com o Scolari e R.Rocha aspiraria sempre a um lugar na selecção nacional .
O Luisão é um bom central desde que não lhe apareça o Liedson pela frente e o Andersson na minha opinião ainda terá que aprender bastante para ser indiscutível ao seu lado . É um pouco lento , muito suave e passivo apesar de ter um bom posicionamento e uma técnica razoável .
No meio campo para além do Beto ( que saudades já sinto do Manuel Fernandes ) teremos um Petit que me parece que já fez o que tinha de fazer no Benfica , Karagounis que se espera que se apresente melhor fisicamente e com menos nervos do que na época anterior , Katsoranis que tem deixado bons apontamentos , embora o histórico do Benfica com gregos não seja o melhor , temos depois o Paulo Jorge , uma incógnita , Manu um jogador rápido e veloz que tenho em boa consideração , Diego um brasileiro com técnica e um bom remate mas que terá essencialmente de ganhar rodagem , Nuno Assis um jogador que não compete ha mais de meio ano e o Grande Rui Costa que esperamos sinceramente esteja em grande não apenas na arte de jogar futebol , mas também como líder de um balneário que parece perdido e com excesso de estrangeiros . O Simão enquanto não termina a novela sai-não sai , lá se vai treinando desmotivado , triste e a pensar na vida …
No ataque para além da incógnita Mantorras , temos o Miccoli , um pequeno grande jogador que se não sair tanto à noite poderá voltar em grande ao campeonato italiano , o Fonseca o tal reforço que se espera que dê bastantes frutos , leia-se golos , e o Nuno Gomes que não sendo ponta de lança poderá sempre ser uma mais valia se bem acompanhado como assim se espera . Marcel o internacional sub 21 brasileiro que marcou imensos golos em Curitiba e em Coimbra , mas que desde que chegou ao Benfica mais parece o seu compatriota Marcelo que há uns anos atrás não deixou saudades no terceiro anel .
Apesar de ter qualidade , o plantel parece-me insuficiente para fazer frente a Porto e Sporting e acima de tudo parece-me um plantel desorganizado e com falta de capacidade física no momento .
Vamos aguardar pelos próximos capítulos na expectativa de podermos ver renascido o gigante adormecido para alegrar os seus mais de 6 milhões de adeptos .
origem