quarta-feira, agosto 09, 2006

Laranja Azeda


O treinador holandês Co Adriaanse rescindiu o contrato que o ligava ao FCP alegando falta de confiança e intromissão nas suas escolhas .
Esta decisão surge numa altura em que Pinto da Costa e o próprio , travavam-se de razões sobre a possibilidade ou necessidade , segundo o holandês , da contratação de um ponta de lança .
Apesar dos títulos conquistados por Co Adriaanse na sua temporada de estreia em território Lusitano , o treinador que tanto tentou impor um estilo alternativo e ofensivo no futebol português , as exibições portistas , principalmente contra equipas estrangeiras , deixaram sempre muito a desejar e a eliminação precoce da Liga dos Campeões na ultima época mantiveram sempre de pé atrás os adeptos portistas .
Há quem diga que não é facil trabalhar com Pinto da Costa devido ao seu totalitarismo e à forma permamente em como gosta de intervir e impôr as suas preferências , eu diria que o dificil é trabalhar sem Pinto da Costa . E os resultados são inequívocos e bem reveladores do seu desempenho , influência e importância , não fosse ele o dirigente com mais títulos conquistados por clubes portugueses .
As últimas conferências de imprensa durante o Torneio em que o FC Porto participou já faziam prever o ressurgimento das divergências entre o presidente e o treinador do clube azul . Cito : «Não há dinheiro para um avançado. Então continuaremos a fazer exibições divertidas mas a perder estes jogos» . Adriaanse chegou mesmo a ridicularizar e a expor de forma demasiado pública as dificuldades ofensivas de uma equipa que acima de tudo , e comparando com as ultimas épocas , sofria demasiados golos e revelava uma enorme insegurança defensiva fruto do desiquilibrio por Adriaanse criado .
O seu estilo , humor e ironia nunca foram muito bem recebidos inclusivamente pela imprensa nacional e as suas trapalhadas ficarão na memória de todos os adeptos do desporto rei .
A verdade é que apesar de toda a arrogância e insensatez de Co Adriaanse , ele parte sem deixar grandes saudades e com uma realidade que alguém lhe devia explicar : Foi o FC Porto que o fez campeão , pela primeira vez na sua já longa carreira de treinador , e não ele que fez do FC Porto campeão .
Entretanto o santissimo Papa anti-Rui Rio e presidente do FC Porto , já deve estar à procura de substituto ( não nos podemos esquecer da triste época que o Porto fez quando Del Neri foi despedido em plena pré - temporada ) sendo que o saudoso eco das gloriosas ( ??? ) vitórias de José Mourinho ainda se faz sentir e ouvir de uma forma aterrorizante e avassaladora .
Deixo aqui algumas curiosidades retiradas do Site MAISFUTEBOL e ditas por Co Adriaanse :


«O jogador joga com os pés e não com as orelhas», quando distribuiu um código de conduta que impedia os jogadores de usar brincos, pulseiras, anéis e outros acessórios, nos primeiros dias de estágio em Julho de 2005

«Não fazes nada. Não fazes nada. Ficas aí parado e não fazes nada», gritando para Léo Lima no estágio de pré-temporada de 2005

«McCarthy tem problemas em funcionar em grupo»

«Se assobiarem e acenarem lenços brancos, eu vou embora», no rescaldo da derrota com o Artmedia e antes do jogo com o Marítimo, a 30 de Setembro de 2005.

«Nunca disse que se visse lenços brancos poderia deixar o clube. Além disso vi adeptos do Benfica a acenar lenços brancos. Do F.C. Porto não vi», a 15 de Outubro de 2005

«Quero encontrar um ponta-de-lança, nem que seja na rua. Quando não há recursos, temos de ser imaginativos, procurar de todas as formas. Até na rua se pode encontrar um ponta-de-lança», a 3 de Agosto de 2006

2 Comments:

Blogger Vail said...

Bom blog.

E com opinião válida. Grande abraço

SLB4EVER

1:16 da tarde  
Blogger Tiagojcs said...

Pois de facto a curiosidade neste momento é grande para saber quem será o próximo ... Cheira-me a estrangeiro ...

3:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem