terça-feira, agosto 29, 2006

Mais do mesmo


Começou esta semana o Campeonato Nacional de Futebol da 1ª divisão , para o qual inventaram um novo nome e reduziram o número de equipas , estabelecendo o mesmo em 16 .

Apesar destas mudanças e de termos começado o Campeonato com apenas um treinador estrangeiro , parece que a balburdia , a vergonha e a injustiça mantêm-se bem presentes na prova máxima do Desporto Nacional .

Na sexta-feira , coube ao Campeão em título , o pontapé de saída frente à União de Leiria que estreava Domingos Paciência como treinador profissional , perante uma massa associativa que tantas vezes o aplaudiu .
O F.C.Porto fez uma boa primeira parte com Andersson a dar mostras do que poderá vir a fazer , Adriano a mostrar que é um avançado letal e Quaresma a confirmar todos os adjectivos positivos utilizados sempre que se fala do seu nome . Marcou 2 golos e ao Leiria , que subiu de rendimento na 2ª metade da partida , restou-lhe marcou o Golo de honra e pressionar o Porto após esse mesmo golo .

Jesualdo estreia-se da melhor maneira , com direito a sorrisos e abraços , e o União de Leiria , principalmente pelo que fez na 2ª parte , pode vir a ser uma equipa muito incómoda . Destaque ainda para o Golo de Sogou onde ganhou fisicamente a Pepe , um dos centrais mais fortes neste capítulo .

No Sábado , já com as televisões a centrarem-se no descabido presidente do Gil Vicente e nas suas palavras menos pensadas , o Sporting venceu o Boavista em Alvalade no jogo de transição de Pedro Barny para Petrovic .

Os verdes da 2ª circular entraram como acabaram , a tremer . O que é facilmente justificável pela baixa média de idades do plantel leonino e pelas responsabilidades acrescidas depois da excelente pré-epoca realizada .
Custódio , Abel e Bueno terão de render bem mais do que o que fizeram sabado à noite , caso contrário arriscam-se a passar o ano sentados ao lado de Paulo Bento ou até mesmo Soares Franco .
Caneira apesar de ter subido de rendimento na 2ª parte , terá de se acautelar com Rony que com a devida ajuda da imprensa está a ganhar fôlego no ceio dos adeptos sportinguistas . Ricardo voltou a ser igual a ele mesmo , após o eudeusamento do Mundial , e a ter imensas culpas no 2º Golo boavisteiro . Destaque para Deivid no adeus a Alvalade , que efectuou a sua melhor exibição de leão ao peito , Moutinho que com uma discrição positiva voltou a revelar detalhes muito bons , Tonel que manteve altos niveis de tranquilidade e Nani que começa a ser cada vez mais preponderante no jogo do Sporting ( Parabéns pela merecida convocação à selecção Nacional ) .
O Boavista entrou bem no jogo e caso o árbitro não tivesse inventado aquela expulsão por excesso de rigor , e tivesse sido mais justo em 2 ou 3 lances , e caso Petrovic conceda a titulariedade na baliza a outro que não William , podería ter saído de Lisboa com um resultado distinto .

Nos restantes jogos , o Braga teve inúmeras dificuldades para vencer um Paços de Ferreira reduzido a 10 , e que promete um Futebol muito fisico e duro uma vez mais , e revela que ainda falta um pouco para ser o Super Braga que também a imprensa quer fazer . João Vieira Pinto , que voltou a jogar de encarnado , fez uma belíssima exibição .

Em Aveiro o esperado regresso de Jardel ao Campeonato português arrastou pouca gente ao enorme estádio do Beira Mar , mas deve ter dado uma excelente audiência à Sport Tv . Mário Jardel ou Super Mário voltou a marcar e da melhor maneira que o faz : de cabeça . Está pois de regresso um jogador que penso toda a gente , independentemente da preferência clubística , gosta de ver jogar .
A cada cruzamento ou bola na aéra do Aves lá se ouvia : " Olha o Jardel ... " , o que revela a paixão e admiração nutrida por esse fenómeno que é Jardel .
Curiosamente e já na certeza de que o Super Mário iria deixar marcas neste jogo , o que mais me surpreendeu foi a exibição do Desportivo das Aves . Foi uma equipa consistente , decidida e batalhadora , dominando sempre o jogo e sofrendo 1 golo de bola parada ( cuidado este ano em Aveiro ) e outro em contra ataque . Parece-me que ambas as equipas poderão fazer campeonatos dignos .

A Naval venceu na Figueira da Foz um Estrela da Amadora muito fraco fisicamente e ainda com muitos acertos por fazer , na Madeira no derby local o Maritimo levou de vencida a equipa europeia do Nacional e em Setúbal , o Vitória local empatou com a Académica num jogo em que eu fiz várias apostas sobre qual das duas equipas jogaría pior .

Entretanto a par destes jogos fomos invadidos e confrontados com o prolongamento triste , ridículo e fúnebre do vergonhoso caso Mateus que impediu Benfica , Leixões , Belenenses e Gil Vicente de jogarem .
Deve custar imenso a todos os adeptos de Futebol assistir a esta situação lamentável que se arrasta inacreditavelmente à meses ganhando neste momento proporções escandalosas .

Tudo isto deve-se inicialmente à burocracia evidente em todos os sectores nacionais e posteriormente à falta de respeito de um clube que recorre a orgãos exteriores para resolver problemas competentes de outros pré definidos , indo contra o " tal sistema " já muito falado e comentado . Não se colocam em causa os direitos do Gil Vicente em o fazer , ou até mesmo a sua legalidade , colocam-se em causa sim os princípios e a palavra do seu Presidente , corpo directivo e advogados que ao participarem numa competição organizada , controlada , assistida e tutelada por um Organismo que delimita as decisões aos seus corpos interventivos e dirigentes , intercedem contra esses mesmos requisitos e obrigações morais .

Este episódio digno de países , futebolisticamente falando , do 3º mundo só vem mais uma vez confirmar a inutilidade da Liga Portuguesa de Futebol e do seu verdadeiro valor . Este orgão , ou sistema , que pura e simplesmente não deveria existir , criado para dar abrigo e encher os bolsos a certas figuras do regime , tem no seu expoente máximo uma pessoa que nunca deveria ter ocupado qualquer cargo nesse Organismo caótico . O Sr. Major Valentim Loureiro que está inclusivamente ligado a outro escândalo , com maior impacto e bem mais graves que estes , deveria ter vergonha na cara e antecipar a sua reforma do Futebol Português . As situações por ele geradas ao longo dos anos em que dirige o nosso Futebol são mais do que suficientes para escrever uma nova edição da bíblia .

Este caso que neste momento até da Fifa já foi alvo de chamada de atenção terá de ser resolvido em breve e espera-se que os sócios do Gil Vicente não se venham a arrepender do apoio incondocional que estão a dar ao seu presidente .

No meio de tudo isto está o Glorioso sem culpa nenhuma do sucedido e os adeptos que compraram Bilhete para assistir ao jogo da sua equipa na grande Catedral da Luz . Agora vêm os jogos Internacionais , ao que se vai juntar um jogo fora de casa e esses mesmo adeptos , alguns milhares serão emigrantes e já cá não estarão , perderam a oportunidade da concretização de um sonho e de um ritual sagrado .

Mas como queremos continuar a ser o País que vive constantemente e não apenas geograficamente na cauda da Europa lá temos nós de inventar situações caricatas e repugnantes .

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É claro que um dos grandes problemas do futebol profissional português é o Major Valentim Loureiro e os seus cumplices, quais foram as intenções de se formar a LPFP, foram um caso de poder, entre a FPF ( sediada em Lisboa ) e os senhores do futebol nortenho, com isto não quero promover guerras Norte - Sul, mas é uma realidade e toda a gente sabe que assim foi

Em relação ao "caso Mateus", mais uma vez é um caso de poder, o Presidente do Gil Vicente, pensa que pode fazer o que quer, violando todos os regulamentos desportivos, quer da FPF, quer da FIFA e até mesmo da Lei de bases do sistema desportivo, ainda em vigor, o resultado deste caso, para já, é a suspenção do Gil Vicente, de todos os campeonatos de futebol, só falta saber por quanto tempo, depois será uma luta de tribunais

O Presidente do Gil Vicente julgava que era dono do mundo e podia fazer o que queria, o que eu acho mais estranho, é os sócios e simpatizantes do clube, deixarem-no fazer estas asneiras, seria o orgulho de estarem a ser falados e de estarem a fazer frente á LPFP e á FPF, só que não contavam com a FIFA e neste caso ficaram de pernas partidas, com a LPFP e a FPF, ainda podia haver negociatas para ficarem na 1ª liga, agora com a FIFA não têm hipoteses nenhumas, eles nem sabem que é o Gil Vicente, se eles comunicaram a Federação Italiana, para a Juventus não recorrer aos tribunais comuns, sob pena de os clubes e a propria selecção, não participarem nas competições internacionais, veja as hipoteses do Gil Vicente, para mim é falta de tacto e sede de poder regional do Presidente do Gil Vicente

A LPFP que responda á providência cautelar, com o interesse publico e que siga a liga, para bem de todos os que gostam de futebol, jogado nas quatro linhas

7:05 da tarde  
Blogger Tiagojcs said...

Temos um problema complicado em mãos .

A opinião publica e geral , com a entrada da FIFA da jogada , começou também ela a virar-se contra o GIl Vicente o que não será nada positivo para o clube .

Vamos aguardar e ver onde vai parar esta palhaçada .

5:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tiagojcs

"Quem semeia ventos, recolhe tempestades"

Só não percebo o caso do Leixões, o que querem eles ?, eu gosto de dar este exemplo:
Quando numa corrida de atlétismo, o corredor A, ficou em 1º lugar e mais tarde é descoberto que ele tomou doping,é desclassificado, fica em ultimo e sem tempo algum, o corredor B que tinha ficado em 2º passa a primeiro e todos os outros sobem um lugar

Portanto é lógico que o Belenenses suba esse lugar, porque foi parte integrante dessa competição

Agora vou divagar um pouco:

Será que o Leixões, foi empurrado para esta confusão toda, como um meio de ganhar tempo, por parte do Major Valentim Loureiro e da LPFP, reparem o primeiro fax dizia que o jogo era Benfica-Belenenses, depois outro fax dizia que o jogo era Benfica-Gil Vicente, depois apareceu a tabua de salvação desta confusão toda, o recurso do Leixões, de pronto aceite pela justiça desportiva, suspendendo estes jogos, dando tempo para se decidir esta trapalhada, até porque o campeonato parava para os jogos da selecção

Este recurso do Leixões veio mesmo a calhar

Estou só a divagar !!!!

6:46 da tarde  
Blogger jsbmj@clix.pt said...

Caro, queres ver mais cromos? Vai a www.cromosdefutebol.blogspot.com. um abraço.

7:34 da tarde  
Blogger Tiagojcs said...

JA NADA ME ESPANTA . VINDO DO MAJOR ...

6:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Regarding your blog about espn college football news. The best site for espn college football news is **http://www.freepremiership.com**. http://www.freepremiership.com is the top free osccer website in the world and features the latest Premiership club news, fixtures, scores, scorers, radio streams, tv streams and lots more football links.

1:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem