segunda-feira, maio 12, 2008

O Herói do Rodrigo


Rui Manuel Cesár Costa , conhecido no futebol por Rui Costa , ou simplesmente Maestro .
Em Florença chamaram-lhe princípe , em Milão Káká apelidou-o de professor , na Damaia é o herói de tudo e de todos .

Confesso que pela primeira vez entre muitos textos tive dificuldade em escolher um título adequado ao que estou a escrever e quero transmitir . Estas palavras poderíam perfeitamente começar com uma homenagem do género : Obrigado Rui ! ou então com um Serás Eterno Super Rui ! ou ainda ( bem já pareço a amiga Olga ) Maestro orquestrou a sua última sinfonia ! ( este sugerido por alguém especial - Parabéns pelo dia de hoje ! ) . Qualquer um destes títulos ou outro semelhante sería adequado , mas insuficiente .

O benfiquista nascido e criado na Luz foi , é e será , dentro e fora de campo , um exemplo de profissionalismo , qualidade , benfiquismo , humildade , talento , genialidade e soberba magia . Dos seus pés saíram lances , passes , golos , toques e movimentações sublimes , espantosas e só ao alcance de um restrito grupo de predestinados executantes . Cada vez que o número 10 pisava um campo , quer fosse em Itália ou em Portugal , quer fosse pelado , relvado ou de futsal , todos sabíam que assistiríam a um espéctaculo de classe , devoção , brilhantismo , técnica e perfeição . E o melhor de tudo é que estas pinceladas de perfume suave , envolvente e deslumbrante eram feitas com a maior das sinceridades possível . A mesma que ontem fez milhões de portugueses emcionarem-se , aplaudirem e agradecerem em silêncio ou em êxtase , quando ao minuto 86 de um jogo que jamais deveria acontecer , num momento que nenhum benfiquista desejava que acontecesse , o maestro saíu de campo pela última vez de chuteiras calçadas .

Rui Costa não foi um jogador de futebol , ou melhor , não pode jamais ser comparado ou rotulado apenas de jogador de Futebol . Rui Manuel César Costa foi um artista . Um pintor que com os seus pés pintou algum dos melhores lances e jogadas de futebol vistos em muitos anos que o Desporto Rei já leva .

Não vale a pena falar dos títulos que conquistou nem faz sentido envergar pela teoria de que Damásio ( à semelhança do que fez com muitos jovens jogadores benfiquistas ) queimou e cortou as pernas a Rui Costa ao impor-lhe aquela injusta transferência para a capital da Pizza . Rui merecia mais ? Sem duvida ! Neste momento estou certo de que se o caminho no passado tem sido outro , estaríamos neste momento a falar de um monstro sagrado com uma carreira em muito superior a por exemplo Luís Figo . Mas também aqui , ou principalmente aqui , se pode verificar a grandiosidade do miúdo nascido ao lado do estádio da Luz . Pureza , responsabilidade , compromisso e ética também são caracteristicas de um campeão . Ele não precisou de trair clubes ou correr atrás de dinheiro para ser o ídolo de gerações e gerações . Por isso será eterno ! Por isso e muito mais será sempre um exemplo !

O Rodrigo tem 6 anos . Não nasceu da Damaia nem viu o seu craque preferido no seu auge . É uma criança como tantas outras e o pouco que conhece ou sabe de futebol já lhe permitem ter ídolos e sentir vontade de seguir as pisadas dessas divindades . Tal como milhões de crianças espalhadas pelo mundo o Rodrigo na escola corre , grita e marca golos sob o encanto , a mágica ambição e o sonho de um dia comparar-se ao seu ídolo . Apesar de ter apenas 6 anos e de nunca ter visto o Rui a ser campeão pelo Benfica ou até mesmo por outro clube qualquer ( devido à sua idade ) o Rodrigo tem um herói bem definido e muito preciso : Rui Manuel Cesár Costa .

Eu , autor deste texto , participante neste blog e orientalista de coração , também tive e tenho o mesmo herói que o Rodrigo tem . Separam-nos 20 anos de existência e muitas figuras e jogadores que eu já tive a oportunidade de ver e que ele ainda terá o privilégio de ver mais que eu . Mas no Futebol os heróis são eternos e como tal Rui Costa jamais será esquecido e será sempre um denominador comum de ligação entre gerações e futebóis .

Agora sim posso escrever sem receios ou injustiças : Obrigado Rui !

2 Comments:

Blogger JOKER said...

Concordo com tudo o que escreveu. Mas poder Rui Costa ter tido uma carreira superior a Figo terá de me explicar como, se este jogou só no RMadrid, Barça e Inter de Milão. Só se o RCosta tivesse ido jogar para clubes de Marte ou de Saturno, por exemplo, não?..

4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem