quarta-feira, março 12, 2008

O Adeus do Maestro e uma Sinfonia Desafinada


Terminou hoje a carreira europeia de Rui Manuel César Costa .
Com a vergonhosa , lamentável e chocante eliminação do Glorioso aos pés do modesto Getafe , o Maestro da Damaia diz assim adeus às competições europeias da pior maneira possível .

Para quem ,como Rui Costa , se habitou a vencer e a erguer troféus ao serviço do AC MILAN , não deixa de ser triste e embaraçoso ver o principe de Florença sair assim da ribalta do futebol europeu.

O Glorioso teve hoje uma noite , no seguimento de tantas outras recentes noites e tardes , de pesadelo. Apresentou-se com um onze limitado , sem vontade , sem força , sem capacidade , sem reacção , sem chama , sem mistica e por aqui poderia ficar o resto da noite a desfilar lacunas , ausências e carências evidenciadas .

O Benfica que já se bateu de igual e já venceu os grandes clubes Espanhóis , em jogos a contar para títulos europeus , vê-se assim rebaixado por um simples mas batalhador Getafe , que ainda à 5 anos atrás lutava para não descer na 2ª Divisão do país vizinho .

Inacreditável pensar e assistir ao banho de cultura táctica que os comandados de Laudrup deram à " melhor equipa do Benfica dos ultimos anos " ( porque não fica calado o Sr. LFV ??? ) . Os homens dos arredores da capital espanhola foram superiores em tudo e colocaram hoje a nú uma triste e dura realidade : Um insignificante clube de meio da tabela do campeonato de nuestros hermanos é suficiente e superior para eliminar o maior clube português . Reflictam sobre isto e parem de se enganar a si próprios ...

Uma equipa que apresenta no seu onze inicial jogadores vulgares ou até mesmo medíocres como Nélson , Edcarlos ( num clube por onde já passaram Mozer , R. Gomes ou Aldair devería ser proibido jogarem jogadores como este ) , Maxi Pereira ( ninguém me conseguirá demover a ideia de que este sul americano sería um óptimo funcionário da Bruno Janz e pouco mais que isso ) , Makukula ( palavras para quê ? ) , Di Maria , Sepsi e outros que por lá andam , jamais podería pensar em vencer esta ou qualquer outra equipa do mundo. Basta acrescentarmos que nesta eliminatória as referências e excepções do Benfica foram um jogador cocho , um senhor de 36 anos e um GR que esteve quase a ser dispensado ...

Agora Sr. Luis Filipe Vieira está na hora de explicar aos sócios como é que diz publicamente que o Benfica não tinha 5 Milhões para dar pelo Miccolli , quando deu 4,5 Milhões pelo congolês que se arrasta lá na frente de ataque , ou 10 Milhoes pelo desajeitado do Cardozo ? Como não houve dinheiro para segurar o Simão ? Como não havia verba para prender o Karagounis ? Ou como não se fez nada para demover o Manuel Fernandes de se querer ir embora ( ai se o episódio do birrento do M.Fernandes se tem passado no FCP ... nem quero imaginar ... ) ?? Aproveite e explique aos sócios como é que o jogador mais bem pago do Benfica foi contratado para ser suplente e nem sequer é convidado a rescindir na reabertura do mercado visto estar tapadissimo pelo excelente Quim ? Ou como podem os 6 milhões estar neste momento a sofrer do mesmo mal dos seus vizinhos e a dizerem ( e ainda estamos no inicio de Março ) que para o ano é que é ?!?

A má gestão , a péssima planificação e a teimosa tentativa do Rei dos pneus em afirmar-se como dirigente desportivo ou director desportivo , como lhe quiserem chamar , está à vista de todos e só não vê quem não quer como dizem os Tarados de Alvalade .

Fernando Chalana não merecía isto e Rui Costa merecia bem mais para final de carreira .

Resta-nos o Youtube e o canal história , para vermos e nos lembrarmos , dos feitos europeus do benfica e para que da nossa memória nunca se apaguem os geniais lances de Rui Costa na alta roda do Futebol Europeu .

6 Comments:

Blogger osátiro said...

Estou contigo, Tiago.
LFV é o grande responsável por esta época desastrada!
Exactamente o que dissaste.E mais, foi Cardozo quem salvou o pescoço de Camacho toda a época: em Donetsk, onde não jogaram nada; em Guimarães, idem; em Alvalade, idem.
O Maestro não merecia isto...

12:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Benfica: Petição de indignação

http://www.PetitionOnline.com/Glorioso/petition.html

Depois da exibição vergonhosa desta noite do Sport Lisboa e Benfica frente ao Getafe, decidi manifestar a minha indignação relativamente à actual situação do clube. Penso que muitos adeptos do Benfica partilham, neste momento, a mesma preocupação e, por isso, temos de fazer ouvir as nossas opiniões junto dos que têm poder de decisão dentro do clube. Os sócios, adeptos e simpatizantes são a alma do Benfica e não podemos permitir que certas situações continuem a acontecer de forma descarada e que conduzem à desmobilização em torno da equipa de futebol. Se não há uma onda de vitórias e títulos não conquistamos novos adeptos e o clube poderá entrar em queda em termos de popularidade.

O treinador espanhol José António Camacho falou em falta de motivação dos jogadores (inexplicável como isto pode acontecer) na hora da sua saída e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, prometeu que o grupo iria dar o seu melhor no jogo contra o Getafe. Ora isso esteve muito longe de acontecer esta noite, dia 12 de Março de 2008.

Há jogadores que não podem continuar a representar o Benfica. São uma ofensa para a instituição pelo seu fraquíssimo rendimento. Luís Filipe, Maxi Pereira, Edcarlos, Makukula, Di Maria e Nuno Gomes serão os casos mais flagrantes.

Em termos de gestão de plantel, o guarda-redes alemão Hans-Jörg Butt nunca devia ter sido contratado. O ordenado chorudo que se paga a esse jogador dava para segurar outros atletas de muita maior importância. Defendo, como outros benfiquistas, que é preferível aumentar o salário a jogadores como Simão Sabrosa (saiu para o Atlético de Madrid) ou Fabrizio Miccoli (está no Palermo) do que ter três ou quatro futebolistas de nível medíocre no plantel. Depois defendo a aposta nos juniores (discordo relativamente ao excesso de estrangeiros no actual plantel – situação a rever) em vez de Maxi Pereira e companhia.

Depois, pessoalmente, até simpatizo com Pedro Mantorras. É um jogador que mexe com as bancadas e tem sido até talismã em alguns jogos, mas está na altura de dizer aos adeptos se Mantorras pode jogar ou não os 90 minutos. Caso contrário, o Benfica não pode continuar a ser o abono de família do futebolista. Parece-me claramente protegido pelo presidente Luís Filipe Vieira. Está na altura de sair.

Falando do Sr. Luís Filipe Vieira, disse que esta era a melhor equipa dos últimos 10 anos, mas não é isso que estamos a assistir, antes pelo contrário. Deve explicações claras aos sócios e não andar com rodeios, falando em segundos objectivos. É verdade que o Sr. Luís Filipe Vieira continuou com o trabalho de recuperação financeira do clube, iniciado por Manuel Vilarinho, mas o problema é que prometeu títulos nos últimos anos e que íamos dominar o futebol português.
Vencemos um campeonato com Giovanni Trapattoni e uma Supertaça Cândido de Oliveira com Ronald Koeman, mas Fernando Santos não ganhou qualquer troféu, sendo que esta época muito dificilmente conseguirá o único troféu disponível (Taça de Portugal). Estamos a jogar muito mal e é preciso mudanças de fundo. É preciso lembrar que estamos a 14 pontos do FC Porto, repito 14!
Os adeptos querem títulos, mas também penso que querem estar na luta até ao final, ter uma equipa competitiva e o Benfica não tem. Depois contratámos um avançado (péssimo) e um defesa-esquerdo (poderá ter alguma qualidade) na reabertura de mercado de transferências, mas não temos um único extremo-direito de raiz no plantel. Isto tem algum nexo? Que gestão é esta?

Coloco igualmente em causa a decisão do Sr. Luís Filipe Vieira de dar trabalho a adeptos de outros clubes. Existem benfiquistas tão ou mais profissionais do que certos elementos que estão à enriquecer à custa do Benfica. Diria mesmo a minar o clube. Está, na altura, de acabar com essa situação. O Benfica é dos benfiquistas.

Outra questão é a dos lesionados. Nos últimos anos temos tido bastante jogadores com lesões. É necessário tentar inverter esta situação, verificar o que está mal na preparação dos atletas, pois é um ponto essencial no futebol actual.

Por fim, ressalvo que não pretendo qualquer tipo de protagonismo com esta petição. Fiquei apenas bastante chateado com o jogo de hoje e espero que todos os benfiquistas manifestam a sua indignação em relação ao actual estado de coisas. Com outra capacidade de decisão, espero que os sócios (já fui também) compareçam nas Assembleias-Gerais e demonstrem a sua força, tal como fizeram recentemente. É que os presidentes, dirigentes, treinadores e jogadores passam, mas os adeptos continuam. Não vamos deixar morrer o BENFICA. FORÇA BENFICA. Subscrevam!

Saudações benfiquistas

11:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Deixa de atacar os magnificos leoes!

12:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Deixa de atacar os magnificos leoes!

12:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Grande amigo é bom ter-te de regresso a blogosfera . Espero que seja para ficar !

1:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

COncordo totalmente ! Vamos correr com esse oportunista !!

jOAO PEE

8:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem