quarta-feira, dezembro 27, 2006

Roupa Velha


Roupa velha , essa bela tradição do dia de Natal , em que juntamos as sobras da noite da consoada e nos maravilhamos a aproveitar esses restos no almoço do dia seguinte , parece estar agora também a chegar ao Futebol Nacional .

Pepe é o mais recente reforço na manta de ratalhos internacional que começa a ser a Selecção " Nacional " . Como se já não bastasse olhar para o banco de suplentes e ver 2 ou 3 artistas de circo com pronúncia abrasileirada , que para além de serem soberbamente bem pagos , só servem para vender relógios ou fazer anúncios de bancos , teremos a jogar na nossa orgulhosa defesa nacional mais um jogador nascido em Terras de Vera Cruz .

Sem hipóteses de chegar a internacional do seu país de origem , Pepe prepara-se para trair a sua pátria , vestindo e defendendo as cores de Portugal .

Este assunto levantaria várias questões , desde a fácil tendência dos brasileiros em rejeitar a sua pátria e venderem-se a outras , questão essa cultural e terceiro mundista praticada e perfeitamente normais do outro lado do Atlantico , onde se vive ( ou melhor sobrevive ) à custa de interesses proprios e pessoais que ultrapassam a quase inexistente questão patriota ( eles bem se dizem patriotas mas à primeira oportunidade fogem de lá , traem a sua bandeira e esquecem o seu hino ) . Mas o que a nós Portugueses nos interessa mais é a tendência em descaracterizar a nossa equipa nacional , aproveitando os restos dos outros , despromovendo os nossos atletas e elevando produto que não nos diz respeito .

Não se admite que Portugal , um país que tem 4 Taças dos Campeões Europeus , Taças intercontinentais , Taças Uefa , Taça das Taças e presenças nas ultimas grandes competições Internacionais de selecções , se deixe levar pelo ímpeto assassino de Scolari em querer tirar identidade , nacionalismo e cara à equipa que cada vez é menos a equipa de todos nós !

O Sr. Gilberto Madaíl que deve andar tão distraído e ocupado que nem no Apito Dourado ( vá-se lá saber porque ... ) se pronuncia , que ganhe juízo , vergonha e respeite os mais de 10 Milhões de Portugueses e não se deixe levar na cantiga do vendedor de relógios gaúcho .

Portugal tem bons valores , inclusive para a posição de central , e mesmo que não o tivesse , preferia eu ver a nossa equipa perder com o Liechenstein do que ser campeã com jogadores de outros países a olharem para o céu na altura de cantar o Hino .

É uma questão de identidade , de patriotismo , orgulho nacional ! E não uma questão de interesses , jogadas de empresários e oportunistas . Não quero que Portugal ganhe jogos na secretaria , nem que se faça representar nas mais diversas competições internacionais por atletas estrangeiros vendidos .

Eu sou e serei sempre Orgulhosamente Português e exijo que a selecção que me representa também assim o seja !

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sub escrevo integralmente.

4:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou de pleno acordo . É inqualificavel o que querem fazer à nossa selecção nacional .

5:55 da tarde  
Blogger Flip said...

Indiscutivelmente trata-se dum excelente texto! O Sr. Scolari dá a entender, uma vez mais, a tentativa de “cunhar” à sua maneira o futebol em Portugal e não poupa esforços para faze-lo da pior forma possível. Penso que só com uma reacção maciça por parte de todos nós, portugueses de alma e coração, poderá ser invertida esta tendência para o ridículo…

11:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem, o Lula...grande reforço ja está naturalizado?

11:40 da manhã  
Blogger Bicavalaria da Madeira e derivados said...

Feliz ano novo do Furacão Vermelho

1:01 da manhã  
Blogger lemon_sees_the_light said...

Pepe e todos os outros jogadores brasileiros que já são ou que pretendem tornar-se portugueses vêem a nossa nacionalidade somente como um trampolim para o futebol europeu (passam a ser jogadores comunitários) e/ ou para a Selecção. É tudo um negócio...

Mais raros são os casos de genuína identificação com a nossa cultura...

Daqui a pouco, talvez até para o próximo mundial, a selecção portuguesa passe a ser A equipa satélite da selecção brasileira (tipo Alverca-SLB)... Infelizmente, já faltou mais...

4:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem