terça-feira, dezembro 26, 2006

Desportista de 2006


Campeão do Mundo com a braçadeira de capitão Italiano , Campeão de Itália ( apesar do titulo ter sido retirado ) pela Juventus , vencedor da Bola de Ouro da France Football e eleito Melhor Jogador do Mundo pela FIFA .

As merecidas distinções fazem a com que a CATEDRAL DA PALAVRA se renda ao talento do italiano Fabio Cannavaro e o eleja igualmente como o Melhor Desportista de 2006 .

Jogador correcto , dono de um fair play acima da média para um futebolista italiano , cedo deu nas vistas em Napoles devido à sua categoria , qualidade e liderença .

Actualmente veste a camisola do poderoso Real Madrid , após ter estado em Napoles , Inter de Milão e Juventus .

Muito se tem discutido sobre a justiça deste prémio pois Cannavaro ocupa dentro de campo um dos lugares mais longinquos da baliza adversária , o que até aqui condicionava a possibilidade da justiça de vitória nos títulos individuais agora ganhos pelo italiano .

Custa-me ler e ouvir opiniões de antigos futebolistas , como Fernando Gomes ou Valdano ( um mestre indiscutivel ) que acham que apenas Futebolistas como Ronaldinho , Zidane , Platini , Figo ou Romário deveriam ser considerados Jogadores do Ano . Invocam o motivo do Futebol espectaculo e das acrobacias futebolisticas .

Pois se assim fosse em vez de jogadores como Cannavaro ou até mesmo Ronaldinho e Zidane teríamos a serem indicados para o prémio artistas de circo , sendo que um potencial vencedor seria aquele senhor que fica diariamente em frente ao Restaurante o Barbas na caparica , horas seguidas a fazer malabarismos com a bola .

O Futebol não é um circo e Valdano e Gomes deveríam saber melhor que ninguém que no Futebol saber defender também é uma arte . Manter uma linha defensiva concentrada , disposta a sacrificios e ainda ajudar no ataque não é algo propriamente fácil e Cannavaro é o exemplo perfeito dessa harmonia e disponibilidade . Não deixa de ser um jogador menos técnico que os outros só por se jogar na retaguarda , não se é menos jogador por passar o jogo a evitar golos ( esse tão precioso dom e objectivo futebolistico ) ou a correr mais sem bola do que com bola . O Futebol é cada vez mais um jogo táctico e essa caracteristica so esta ao alcance dos jogadores mais cerebrais e inteligentes .

Ronaldinho tambem seria um justo vencedor mas o facto do Brasil no Mundial ter sido uma desilusao ditou que o justissimo vencedor fosse Fabio Cannavaro .

A única injustiça que vejo nesta distinção é o facto de pecar por ser tardia . Tão bem que ficavam os nomes de Baresi e Maldini na imortalizada lista de Vencedores !!!!
origem