segunda-feira, outubro 16, 2006

Manipulação das massas


Existe um fenómeno que me preocupa no futebol em Portugal , em que os dirigentes que já cá andam à mais de 20 anos , têm discursos populistas e demagógicos de um conteúdo que deixa muito a desejar , tentando manipular claques e adeptos que frequentam os estádios de futebol .

As claques são uma massa humana maioritariamente constituída por jovens , onde se refletem os vários problemas sociais que incitados por discursos de guerrilha verbal desses dirigentes , dão origem a uma lamentável onda de violência .

No dia em que o Sr. Jorge Nuno Lima Pinto da Costa foi chamado a um interrogatório para falar do processo da fruta brasileira e do café com leite , o Presidente do F.C.P. chegou ao tribunal num ritmo apressado , ladeado pelos membros da claque Super Dragões , liderados pelo seu chefe com a alcunha de Macaco , em que se percebeu a manipulação de mentes fracas , pois para proteger o papá já não serve o Guarda Abel , mas sim uma guarda de jagunços dos Super Dragões . Fez-me lembrar os mafiosos a proteger o Alcapone .

Isto tudo é culpa dos dirigentes que se metem a jeito usando esta gente como um escudo , ficando refens de atitudes e pressões de claques que agridem jornalistas , que querem demitir treinadores ( como foi o caso do Sr. Adriaanse ) ou boicotando treinadores como quando a Juve Leo impediu que José Mourinho fosse treinador do Sporting.

Esta promiscuidade entre claques e dirigentes revela situações pouco claras em que algumas dessas claques ostentam sinais de riqueza muito estranhos , como um autocarro comprado pela claque , resmas de bilhetes em todos os jogos e até carros de luxo .

Sr. Herminio Loureiro já que vai ter uma audiência com o Procurador Geral da Republica para falar do processo Apito Dourado , eu sugeria que pedisse ao P.G.R. que investigue esta gente com todo este capital suspeito , sabe-se lá com que origem porque isto cheira mal , muito mal .

Existe manipulação vinda dos jornais desportivos onde os jornalistas não têm coragem de investigar e acusar o que vai mal no nosso futebol , dando protagonismo a presidentes como o Sr. Pinto da Costa , onde ainda recentemente dando uma entrevista a um jornal desportivo , manipula de uma forma hábil e astuta pessoas , muitas delas ignorantes e analfabetas e só sabem bajular o seu presidente em discursos inflamados contra o SLB e os " mouros " de Lisboa .

Na sociedade Portuguesa e em particular nos adeptos da Bola as pessoas só se interessam pelos resultados dos seus respectivos clubes , não se importando com os graves problemas do Futebol na sua Globalidade e uma cultura transmitida pelos dirigentes , em que ganhar tem de ser a qualquer custo .

Neste negócio que é o Futebol faltam pessoas que não tenham medo de apontar o dedo a estes dirigentes fracos e corruptos , que com a ajuda de opinadores de meia-tijela e de uma forma encaputada querem impor a voz do dono.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Texto oportuno. Assino por baixo. Parabéns!

António Soares

7:35 da tarde  
Blogger Flip said...

Sim senhor, gostei do texto. A tua entrada neste blog fica muito bem assinalada. Os meu parabéns a ti e ao ao Tiago pela vossa vontade em discutir e divulgar um tema tão grato a voces os dois, o futebol.

Espero que este seja o inicio de uma longa jornada em que possas demonstrar os teus conhecimentos na matéria que agora te propoes discutir.
Forte abraço

8:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Imparcialidade ? Nota-se que sim , Sr. Tiago . Parece-me que o seu novo colaborador é tão imparcial como o Presidente do FCP .

1:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem duvida excelente texto . As claques são um dos grandes podres do Futebol mundial . Nao so a nivel do peso que têm junto das direcções mas tambem ao promoverem e incentivare insultos racistas e violencia . Uma vergonha a ser investigada e punida .

Bem vindo à Blogosfera Sr.Xau .

Claudio Oliveira

6:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem