terça-feira, outubro 17, 2006

Glória ao C.O.L.


Os intensos compromissos profissionais que tenho tido ultimamente impediram-me de colocar esta homenagem on-line mais cedo , mas como sempre me ensinaram que mais vale tarde que nunca ...

O Clube Oriental de Lisboa com sede e estádio em Marvila ( para quando um novo Sr. Presidente da Camara ??? ) efectuou na passada semana as festas do seu 60º aniversário .

Ao longo destes 60 maravilhosos anos , o COL enriqueceu o panorama desportivo nacional em várias modalidades , tendo consagrado imensos atletas .

Exemplos mais recentes desse êxito são : Costinha ( actual capitão da selecção nacional ) , Luís Carlos ( ex-Benfica ) , José Peseiro , Carlos Ferreira ( exemplar carreira ) , Rui Dionisio , Botelho , Ricardo Esteves ...

No seu palmarés conta com 2 campeonatos da 2ª divisão e várias presenças na Prova máxima do Futebol português .

Actualmente milita na 3ª divisão fruto da crise económica que se abateu sobre o clube após ter estado 2 anos seguidos a lutar pela subida à Liga de Honra , quando Peseiro comandava e orgulhava as gentes de Marvila .

Recordo-me perfeitamente ,alguns anos atrás , de quando na última jornada do campeonato da Zona Sul da 2ª Divisão B , Oriental e Santa Clara lutavam para subir de divisão . O Santa Clara era orientado por Manuel Fernandes , que aproveitando a sua imagem e com o conhecido apoio açoreano , passou toda a semana que anteveio a Jornada final a lançar pressão sobre os árbitros e particularmente sobre o que ía ajuizar o seu próprio jogo . Lembro-me como se fosse hoje que durante essa semana , toda a imprensa desportiva deu relevo e importância às falsas acusações de Manuel Fernandes , dando força , intimidando árbitros e gerando pressão .

O ex-jogador do Sporting fez o que lhe competia ( ética ? o que é isso ? ) e a imprensa entrou na onda . Afinal um clube dos Açores na Liga de Honra sería algo inédito e gerador de novas e importantes receitas para todos os envolventes . Os interessados eram mais do que muitos .

Nesse domingo o Oriental , de José Peseiro , cumpriu com o que lhe era pedido e venceu o seu jogo , mesmo tendo sido claramente prejudicado . Nos Açores , em pleno tempo de desconto ( 3 minutos para lá da hora ) e com o Santa Clara em situação de não subir de divisão o Sr. Juiz da partida inventa um penalty , que depois confirmou-se não ter existido , marca o golo que precisava e sobem injustamente de divisão . Depois a história é conhecida , o Santa Clara chega à Primeira Liga e o Oriental hoje está na 3ª .

Dessa equipa do Oriental que teve 2 anos a lutar para subir, destacavam-se Renato , JoaoZinho , Luís Carlos I , Luis Carlos II , Carlos Ferreira , Rui Alexandre ( que grande central !! ) , João Mendes ...

Esta recordação serve para dizer que hoje tudo poderia ser diferente na realidade do mitico clube de Marvila . Os apoios conseguidos com a Expo 98 e com a revitalização da zona envolvente acabaram e hoje vivem-se dias dificeís em Marvila .

Muitas e grandes tardes passei com familiares , amigos , desconhecidos , colegas no campo Eng. Carlos Salema , ao sabor do courato no intervalo e do Sumol de laranja . Cresci naquele campo , aprendi a ver e a gostar de futebol ao observar aquele equipamento , ora cor de vinho , ora branco a entrar em campo com uma mistica e dedicação só possiveis em clubes com a grandeza e a paixão do Oriental .

Hoje , com o envelhecimento da população de Marvila e com a tendência crescente de estrangeiros nos seus bairros , essa mistica está a morrer e a desaparecer a uma velocidade que ameaça a sua própria existência .

Esta época sobre o comando de Vítor Móia pede-se que os jogadores dignifiquem a camisola que usam e que coloquem o Gigante de Marvila na rota das vitórias .

A festa de aniversário realizou-se na passada sexta feira , na sede do COL no Poço do Bispo e para além da homenagem feita ao Costinha , contou com a presença do Presidente da Camara de Lisboa , Carmona Rodrigues .

Parabéns ao Clube Oriental de Lisboa e votos de muitos Êxitos , Conquistas , Vitórias , Glórias e Sucesso !

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem já passou ou viveu em Marvila é do Oriental

6:36 da tarde  
Blogger pencapchew said...

Exactamente. Realmente esse jogo suspeito até à medula. Ouvi na radio o Oriental a ganhar o jogo e depois ouvi os ultimos minutos do Santa Clara. Erá só faltas marcadas a favor deles até ao tal penalty. A partir daí foi sempre a descer. Olha já agora não te esqueças do Paulo Henrique (Central q passou pela 1 liga no Chaves) e também daquele avançado louro que lá tivemos, O Nélson. Não sendo um prodigio foi um dos melhores que lá passou nos anos 90.Abraço

6:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Embora tarde... Aqui fica o meu tributo ao glorioso C.O.L. clube da minha terra natal.
Espero que um dia volte à 1ª Divisão (como em tempos se chamava)

Parabéns C.O.L.

Um orientalista de Xabregas.

9:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem