segunda-feira, outubro 30, 2006

A injustiça do Futebol


O F.C.Porto venceu o Benfica no jogo grande da Jornada e coloca-se assim isolado no topo da classificação da 1ª Liga .

Num jogo recheado de emoções , a equipa azul e branca marcou o golo da vitória já nos descontos quando quem mais se ouvia , eram os reduzidos mas valentes adeptos benfiquistas .

Os campeões nacionais entraram a todo o gás e cedo se colocaram numa vantagem teoricamente confortável . Por essa altura confesso que temi o pior mas com a saída do Patrão do Futebol portista , devido a lesão , o Benfica começou a crescer , P.Jorge e o mexicano Fonseca falharam golos que Postiga , Lisandro ou Quaresma dificilmente falharíam .

Após o intervalo o Glorioso surgiu com outra atitude e empenho e primeiro por Katsouranis num belo golo de cabeça e depois por Nuno Gomes , numa bela triangulação do ataque encarnado .

O Benfica começou a dominar o Porto , a crescer mas a demonstrar alguma falta de ambição . Num lance em que Luisão , Léo e Quim repartem culpas , Bruno Moraes fez o golo que deu os 3 pontos aos dragões .

Na equipa do Benfica Nuno Assis entrou muito bem no jogo , tal como Mantorras e Katsouranis fez um belo jogo . Nota negativa para Nelson no lance do golo de Quaresma , Fonseca que continua a não mostrar qualidades para vestir a camisola do Glorioso e Luisão que teve imensas dificuldades para travar Postiga .

No Porto enquanto esteve em campo , e como se notou a sua saída , Andersson cordenou e perfumou o Futebol portista , Quaresma esteve igualmente em bom plano e Pepe voltou a enviar um recado para Dunga .

Parece-me que o Benfica perdeu o jogo pelos primeiros 30 minutos de jogo e pela falta de concentração defensiva no 3º golo .

De destacar ainda a fragilidade que os encarnados têm evidenciado , sofrendo demasiados golos e de uma forma não permitida em competições de alto nível .

José Veiga lá fez das suas , descendo ao nível de quem não devería sequer entrar em estádios de futebol , e envolveu-se em confrontos desnecessários .

Melhores resultados virão para o Glorioso que mostrou nas Antas que está a crescer de forma e poderá ainda dar muitas alegrias aos mais de 6 milhões de benfiquistas .



quarta-feira, outubro 25, 2006

Adeus Campeão



Este fim de semana foi um fim de semana cinzento . Para além da vergonhosa arbitragem do Sr. Carlos Xistra e da chuva que se abateu por todo o país , vimos Michael Shumacher abandonar a prova máxima do calendário velocipédico .

Abandona assim as nossas tardes de domingo o melhor piloto de todos os tempos da Fórmula 1 , deixando para trás recordes de vitórias , títulos e tudo o que podemos imaginar ligado a este desporto .

O Alemão apesar de não ser o melhor exemplo de ética ( quem o é no desporto ) , vai deixar muitos fans a lamentarem-se por esta despedida .

Na sua última corrida e já após ter tido o azar de ter furado um pneu , ultrapassou mais de metade dos adversários para terminar a prova num honroso 4º lugar e 2º na Geral individual .

Com este abandono Shumacher irá assistir da sua casa na Suiça às batalhas que Alonso , entretanto bi-campeão mundial , terá de realizar com Massa , Raikkonen , Fisichella e cia …
Um muito obrigado pelas emoções , conquistas e por tudo o que Michael Shumacher deu à Formula 1 e aos seus adeptos .

Xistra !


Quando Carlos Xistra foi nomeado , ou escolhido , para arbitrar o Benfica - Estrela de Amadora percebi logo que uma vez mais ía acontecer o habitual .
Nesse mesmo momento temi pelos 22 jogadores em campo e mesmo sabendo que o Estrela da Amadora seria uma presa fácil e uma equipa pacifica no que diz respeito a disciplina , também tinha a certeza de que o habitual rol de cartões seria distribuído sem comtemplações a ambas as equipas , até mesmo para não levantar tantas suspeitas , e que Miccoli , Simão , Luisão e Petit seríam os alvos a abater em vésperas da ida do Glorioso ao Campo do FCP .

A expulsão de Miccoli é tão ridicula como vergonhosa e aconselho o Sr. Vítor Pereira , que entrou cheio de vontade para o Conselho de Arbitragem , a castigar esse árbitro de forma exemplar para que estes escandalos sejam banidos de vez do Futebol Nacional . Se o Sr. Carlos Xistra quer brincar aos policias e ladrões e tem algum tique de ditador , que vá arbitrar jogos para o torneio da Parede , onde esses gestos são habituais e bem vindos .

Tal como José Veiga disse e muito bem , o Benfica mesmo sem o seu avançado em melhor forma neste momento , irá ao Dragão para vencer o Porto e nem o triste episódio dos bilhetes fará com que o apoio dos 6 milhões de benfiquistas seja imenso . Continuando ainda com as palavras de Veiga , o FCP só enche o seu estádio quando o Glorioso lá vai , tal como todos os restantes clubes que agradecem sempre que o Benfica joga nos seus terrenos , graças à bilheteira que fazem nesse jogo com o Gigante da Luz .

Na cidade liderada por Rui Rio , e para dupla infelicidade de Pinto da Costa que já tem de levar com o Sr. Presidente da Camara , a maioria dos seus habitantes é Benfiquista de alma e coração . Tal como Vítor Baía , ou Jesualdo Ferreira . São as consequências de se ter um clube regional em comparação com a grandeza e escala mundial do Glorioso .

Acima de tudo espero que a claque do FCP se comporte com dignidade ( !!!! ????? ) e coloque o Fair Play acima de qualquer derrota ou vitória que venham a registrar .

E Sr. Xistra espero vê-lo no próximo fim de semana na linha de Cascais .

terça-feira, outubro 17, 2006

Glória ao C.O.L.


Os intensos compromissos profissionais que tenho tido ultimamente impediram-me de colocar esta homenagem on-line mais cedo , mas como sempre me ensinaram que mais vale tarde que nunca ...

O Clube Oriental de Lisboa com sede e estádio em Marvila ( para quando um novo Sr. Presidente da Camara ??? ) efectuou na passada semana as festas do seu 60º aniversário .

Ao longo destes 60 maravilhosos anos , o COL enriqueceu o panorama desportivo nacional em várias modalidades , tendo consagrado imensos atletas .

Exemplos mais recentes desse êxito são : Costinha ( actual capitão da selecção nacional ) , Luís Carlos ( ex-Benfica ) , José Peseiro , Carlos Ferreira ( exemplar carreira ) , Rui Dionisio , Botelho , Ricardo Esteves ...

No seu palmarés conta com 2 campeonatos da 2ª divisão e várias presenças na Prova máxima do Futebol português .

Actualmente milita na 3ª divisão fruto da crise económica que se abateu sobre o clube após ter estado 2 anos seguidos a lutar pela subida à Liga de Honra , quando Peseiro comandava e orgulhava as gentes de Marvila .

Recordo-me perfeitamente ,alguns anos atrás , de quando na última jornada do campeonato da Zona Sul da 2ª Divisão B , Oriental e Santa Clara lutavam para subir de divisão . O Santa Clara era orientado por Manuel Fernandes , que aproveitando a sua imagem e com o conhecido apoio açoreano , passou toda a semana que anteveio a Jornada final a lançar pressão sobre os árbitros e particularmente sobre o que ía ajuizar o seu próprio jogo . Lembro-me como se fosse hoje que durante essa semana , toda a imprensa desportiva deu relevo e importância às falsas acusações de Manuel Fernandes , dando força , intimidando árbitros e gerando pressão .

O ex-jogador do Sporting fez o que lhe competia ( ética ? o que é isso ? ) e a imprensa entrou na onda . Afinal um clube dos Açores na Liga de Honra sería algo inédito e gerador de novas e importantes receitas para todos os envolventes . Os interessados eram mais do que muitos .

Nesse domingo o Oriental , de José Peseiro , cumpriu com o que lhe era pedido e venceu o seu jogo , mesmo tendo sido claramente prejudicado . Nos Açores , em pleno tempo de desconto ( 3 minutos para lá da hora ) e com o Santa Clara em situação de não subir de divisão o Sr. Juiz da partida inventa um penalty , que depois confirmou-se não ter existido , marca o golo que precisava e sobem injustamente de divisão . Depois a história é conhecida , o Santa Clara chega à Primeira Liga e o Oriental hoje está na 3ª .

Dessa equipa do Oriental que teve 2 anos a lutar para subir, destacavam-se Renato , JoaoZinho , Luís Carlos I , Luis Carlos II , Carlos Ferreira , Rui Alexandre ( que grande central !! ) , João Mendes ...

Esta recordação serve para dizer que hoje tudo poderia ser diferente na realidade do mitico clube de Marvila . Os apoios conseguidos com a Expo 98 e com a revitalização da zona envolvente acabaram e hoje vivem-se dias dificeís em Marvila .

Muitas e grandes tardes passei com familiares , amigos , desconhecidos , colegas no campo Eng. Carlos Salema , ao sabor do courato no intervalo e do Sumol de laranja . Cresci naquele campo , aprendi a ver e a gostar de futebol ao observar aquele equipamento , ora cor de vinho , ora branco a entrar em campo com uma mistica e dedicação só possiveis em clubes com a grandeza e a paixão do Oriental .

Hoje , com o envelhecimento da população de Marvila e com a tendência crescente de estrangeiros nos seus bairros , essa mistica está a morrer e a desaparecer a uma velocidade que ameaça a sua própria existência .

Esta época sobre o comando de Vítor Móia pede-se que os jogadores dignifiquem a camisola que usam e que coloquem o Gigante de Marvila na rota das vitórias .

A festa de aniversário realizou-se na passada sexta feira , na sede do COL no Poço do Bispo e para além da homenagem feita ao Costinha , contou com a presença do Presidente da Camara de Lisboa , Carmona Rodrigues .

Parabéns ao Clube Oriental de Lisboa e votos de muitos Êxitos , Conquistas , Vitórias , Glórias e Sucesso !

segunda-feira, outubro 16, 2006

Manipulação das massas


Existe um fenómeno que me preocupa no futebol em Portugal , em que os dirigentes que já cá andam à mais de 20 anos , têm discursos populistas e demagógicos de um conteúdo que deixa muito a desejar , tentando manipular claques e adeptos que frequentam os estádios de futebol .

As claques são uma massa humana maioritariamente constituída por jovens , onde se refletem os vários problemas sociais que incitados por discursos de guerrilha verbal desses dirigentes , dão origem a uma lamentável onda de violência .

No dia em que o Sr. Jorge Nuno Lima Pinto da Costa foi chamado a um interrogatório para falar do processo da fruta brasileira e do café com leite , o Presidente do F.C.P. chegou ao tribunal num ritmo apressado , ladeado pelos membros da claque Super Dragões , liderados pelo seu chefe com a alcunha de Macaco , em que se percebeu a manipulação de mentes fracas , pois para proteger o papá já não serve o Guarda Abel , mas sim uma guarda de jagunços dos Super Dragões . Fez-me lembrar os mafiosos a proteger o Alcapone .

Isto tudo é culpa dos dirigentes que se metem a jeito usando esta gente como um escudo , ficando refens de atitudes e pressões de claques que agridem jornalistas , que querem demitir treinadores ( como foi o caso do Sr. Adriaanse ) ou boicotando treinadores como quando a Juve Leo impediu que José Mourinho fosse treinador do Sporting.

Esta promiscuidade entre claques e dirigentes revela situações pouco claras em que algumas dessas claques ostentam sinais de riqueza muito estranhos , como um autocarro comprado pela claque , resmas de bilhetes em todos os jogos e até carros de luxo .

Sr. Herminio Loureiro já que vai ter uma audiência com o Procurador Geral da Republica para falar do processo Apito Dourado , eu sugeria que pedisse ao P.G.R. que investigue esta gente com todo este capital suspeito , sabe-se lá com que origem porque isto cheira mal , muito mal .

Existe manipulação vinda dos jornais desportivos onde os jornalistas não têm coragem de investigar e acusar o que vai mal no nosso futebol , dando protagonismo a presidentes como o Sr. Pinto da Costa , onde ainda recentemente dando uma entrevista a um jornal desportivo , manipula de uma forma hábil e astuta pessoas , muitas delas ignorantes e analfabetas e só sabem bajular o seu presidente em discursos inflamados contra o SLB e os " mouros " de Lisboa .

Na sociedade Portuguesa e em particular nos adeptos da Bola as pessoas só se interessam pelos resultados dos seus respectivos clubes , não se importando com os graves problemas do Futebol na sua Globalidade e uma cultura transmitida pelos dirigentes , em que ganhar tem de ser a qualquer custo .

Neste negócio que é o Futebol faltam pessoas que não tenham medo de apontar o dedo a estes dirigentes fracos e corruptos , que com a ajuda de opinadores de meia-tijela e de uma forma encaputada querem impor a voz do dono.

Revolta em Leiria


Ora aí está o Glorioso do Eng. Fernando Santos a vencer e a dar espéctaculo, num jogo em que todos apostavam na repetição dos lenços brancos ao treinador benfiquista .

O Benfica cilindrou o frágil Leiria por 4 bolas sem resposta e a esta hora o Domingos deve estar a pensar na paciência que terá de ter para construir uma equipa que parecia estar em construção .

Com Miccoli a voltar aos golos no Campeonato Nacional ( e que grande golo o 1º ) , Nuno Gomes a acertar nas movimentações fruto do bom entendimento com o italiano e com Simão , Luisão e R.Rocha a imporem-se normalmente no comando da defesa encarnada , com Katsouranis em bom plano, Léo a jogar bem como sempre e Petit a roçar a normalidade , o Gigante da Luz calou muitas más línguas que por aí andam .

Fernando Santos no final do jogo mencionou que a vitória não o surpreendeu pois só ele sabe o que anda a fazer , pese embora a sua euforia controlada desminta essa confiança . A ver vamos .

No ano passado em Leiria o Benfica realizou na minha opinião , apesar da derrota registada , uma boa exibição , tal como este ano , e eu gostaría de focar um ponto que para mim foi essencial para o diferente resultado deste ano . A vitória do Benfica começou onde deve começar , na baliza . Não só na sua própria baliza , onde Quim dá naturalmente mais confiança e crédito à restante equipa para se soltar ( o ano passado jogou Moretto ) , mas também na baliza adversária já que o Benfica de sabado entrou a todo o gás numa marcação intensa e com os olhos postos na baliza adversária . O futebol benfiquista foi mais directo e Miccoli pode vir a realizar uma grande época .

Guardem pois os lenços brancos aqueles que os andaram a preparar durante a última semana . Pelo menos até quinta feira de manhã .

quinta-feira, outubro 12, 2006

Goleada futebolistica


A selecção Nacional saiu derrotada do jogo contra a Polónia a contar para o apuramento do Europeu 2008 .

A exibição da equipa de todos nós foi de uma qualidade tão fraca que até parecía que estavamos a assistir a um Polonia - Vietnam ou algo parecido . Fomos massacrados nos primeiros minutos , sofremos 2 golos de rajada e não soubemos responder quando o deveríamos ter feito .

Ainda o Nuno Gomes se andava a pentear e Ronaldo a pousar para as fotografias nos primeiros minutos , e já os polacos davam um banho de futebol técnico , táctico e fisico aos comandados do sargentão .

Quem joga para o empate só pode esperar uma coisa destas . A selecção Nacional foi má de mais para podermos sonhar com o que quer que seja , e a continuar assim o Sr. Scolari pode fazer de vez as malas e regressar para a paz ( ou confusão ) do seu Rio Grande do Sul .

Resultados e desempenhos como os registrados nestes 4 recentes jogos da selecção não deixam antever grandes alegrias a um País com a história e a Glória de Portugal .

Que Costinha , Nuno Valente , Petit , Nuno Gomes encontrem de uma vez a linha de actuação necessária para vestir a camisola das Quinas antes que sejam corridos juntamente com o Brasileiro e o Sr. Madaíl .

Parabéns à Polónia e aos seus jogadores que humilharam por completo a 4ª melhor Selecção do Mundo , orientada por um vendedor de Relógios e consumidor de Chimarrão que se contenta com simples e míseros empates .

terça-feira, outubro 10, 2006

Novo Colaborador

A partir desta semana A CATEDRAL DA PALAVRA terá um novo colaborador . Todas as sextas feiras o novo membro da nossa equipa irá escrever e opinar sobre o que lhe vai na alma . Com uma escrita acessível , sem papas na língua e com a imparcialidade que se faz sentir neste espaço , Xau ( nome artistico ) vem juntar-se à nossa Catedral para criticar o criticável .

Saudações desportivas a todos .

terça-feira, outubro 03, 2006

Loureiro´s Gang


Já tomou posse o novo presidente da Liga de Clubes . Herminio José Sobral Loureiro Gonçalves , militante do PSD cai de pára-quedas no Futebol português para se juntar ao Gang da família Loureiro .

O discurso do mesmo na tomada de posse foi um discurso arrojado e decidido , embora a certeza e sensação que todos os amantes e seguidores do Futebol Português tenham neste momento é a de que este mandato vai ser , não igual , mas pior que os anteriores .

Além deste senhor careca de Aveiro não perceber nada de Futebol e de ter contra si o Presidente do Glorioso ( nem vamos falar do Presidente do Nacional ) , pior que tudo , tem ao seu lado e foi sustentado pelo Major Valentim Loureiro , um dos grandes culpados das vergonhosas humilhações que o nosso Futebol tem sido alvo , nesta eleição para a Liga de Clubes.

Parece-me inacreditável que o Major apesar de arguido e culpado em tantos e tantos casos e crimes continue a fazer o que bem quer e lhe apetece no Desporto Rei nacional . Isto é ridiculo e impensável em outros campeonatos europeus .

A sua manutenção no poder será um condicionante para os processos de que é alvo e para a direcção que agora tomou posse , acreditando-se que continuará a ser ele o dono do Polvo , da palavra e da influência .

Não se pode virar uma página para um capítulo já lido e manchado de adjectivos negros , vergonhosos e corruptos .

O Gang e o sistema controlados e manipulados pelos Loureiros ganha mais um intérprete de apelido idêntico para se juntar à malta dos distribuidores e provadores de fruta brasileira ...
origem