segunda-feira, maio 26, 2008

Será desta ?

Flores aos Mortos !


Enrique Sanchez Flores é o novo homem do leme da armada benfiquista . Sem grandes euforias , comemorações ou promessas primárias e inconcretisaveis Luis Filipe Vieira , de ânimo bem carregado , deu as boas vindas ao Mister Flores como o mastro fez questão de chamar .
O madrileno chega ao clube mais representativo de Portugal sem nunca ter ganho qualquer título enquanto treinador principal e após ser a 3ª escolha da nova dupla forte do futebol encarnado .
Quique Flores , como é conhecido dentro e fora das quatro linhas , estava desempregado desde que o Valencia o resolveu recambiar no seguimento de uma série de maus resultados , sendo na altura substituído por Ronald Koeman , também entretanto convidado a sair .
É inquestionavel que o espanhol vem com vontade de relançar a carreira e o benfica melhor do qualquer outro clube pode-lhe dar a possibilidade de vencer os seus primeiros títulos , mas para isso vai precisar de muito mais do que a vontade e o empenho que confidenciou ir colocar à disposição do Glorioso . Há que ressuscitar os adeptos , reestruturar o futebol , rodear o benfica de benfiquistas , blindar e acarinhar o balneário , comprar pouco mas bem , dispensar os maus profissionais que andam a ganhar dinheiro às custas do benfica e impor uma filosofia vencedora .
Flores é ambicioso , rigoroso , estudioso , metódico e corajoso , caracteristicas desejáveis para o importante cargo que ja tem e eu quero muito acreditar que será este o homem que colocará o benfica no seu merecido e justo lugar , embora a minha desconfiança com espanhois seja grande e extensivel a Quique Flores .
A imprensa já ventila uma série de nomes exigidos ou desejados pelo ex-jogador do Real Madrid , de onde se destacam Caneira ( conhece-o bem e seria muito bem vindo ) , Carlos Martins ( será uma boa solução ? Nao me parece ! ) e Albelda ( não vamos cair novamente nos erros dos passado . Souness trouxe Thomas e companhia , Jupp Heynckes lembrou-se de um tal de Chano e por aí ... ) .
Está na hora dos benfiquistas acordarem o gigante que muitos querem morto mas que todos sabemos que está louco e sedento de vitórias , títulos e novas conquistas . Quem qué flô ?

quarta-feira, maio 21, 2008

Música para os meus ouvidos


E porque nem só de futebol vive esta CATEDRAL, seguem algumas BOAS sugestões para o fim de semana prolongado que se avizinha :

Para os habitantes da margem sul será dia de festa ( e nao me refiro apenas às festas tourarquicas da Moita ) mas sim à passagem de João Ribas pela cidade de Bocage . Os Tara Perdida sobem ao palco hoje , dia 21 , a partir das 23h e será de esperar um concerto baseado na apresentação do novo trabalho da banda. Será hoje que os sadinos passarão a dizer carapau em vez de carrrrrapau ? Eu aposto que sim !

Já um pouco mais acima e parando em Salvaterra de Magos ( mais uma terra de touros - neste país além de corruptos , bebados e prostituição , predominam os cornudos , os touros e as touradas ... ) acontecerá este fim de semana a Semana da Juventude onde entre outros poderemos ver e ouvir os eternos Peste & Sida e os promissores e aguerridos SK6 ( belissimo concerto deram no Tuatara)

Isto sem claro mencionar que hoje teremos a final da Liga dos Campeões onde poderemos ver portugueses a levantar a maior e mais desejada Taça do futebol mundial .

Apesar do mau tempo que está previsto fazer toca a sair de casa e aproveitar estes dias de interregno laboral !

quarta-feira, maio 14, 2008

E porque não arriscar ?


Eriksson não vem ( parece que as praias mexicanas são melhores que as nossas ), Humberto não tem o perfil desejado , Queiroz por favor não e Luxemburgo apesar de sondado não interessa a Rui Costa .

Perante este cenário e mesmo sabendo que o mais certo será o novo treinador falar italiano eu continuo a afirmar que gostaria de ver José Carlos Mozer a liderar a armada encarnada com Álvaro Magalhães ao seu lado.

Treinador jovem , conhece a casa , ambicioso e com muito sangue encarnada a correr-lhe nas veias .

Quem não arrisca não petisca . Não foi assim que Vale e Azevedo descobriu José Mourinho ?

segunda-feira, maio 12, 2008

O Herói do Rodrigo


Rui Manuel Cesár Costa , conhecido no futebol por Rui Costa , ou simplesmente Maestro .
Em Florença chamaram-lhe princípe , em Milão Káká apelidou-o de professor , na Damaia é o herói de tudo e de todos .

Confesso que pela primeira vez entre muitos textos tive dificuldade em escolher um título adequado ao que estou a escrever e quero transmitir . Estas palavras poderíam perfeitamente começar com uma homenagem do género : Obrigado Rui ! ou então com um Serás Eterno Super Rui ! ou ainda ( bem já pareço a amiga Olga ) Maestro orquestrou a sua última sinfonia ! ( este sugerido por alguém especial - Parabéns pelo dia de hoje ! ) . Qualquer um destes títulos ou outro semelhante sería adequado , mas insuficiente .

O benfiquista nascido e criado na Luz foi , é e será , dentro e fora de campo , um exemplo de profissionalismo , qualidade , benfiquismo , humildade , talento , genialidade e soberba magia . Dos seus pés saíram lances , passes , golos , toques e movimentações sublimes , espantosas e só ao alcance de um restrito grupo de predestinados executantes . Cada vez que o número 10 pisava um campo , quer fosse em Itália ou em Portugal , quer fosse pelado , relvado ou de futsal , todos sabíam que assistiríam a um espéctaculo de classe , devoção , brilhantismo , técnica e perfeição . E o melhor de tudo é que estas pinceladas de perfume suave , envolvente e deslumbrante eram feitas com a maior das sinceridades possível . A mesma que ontem fez milhões de portugueses emcionarem-se , aplaudirem e agradecerem em silêncio ou em êxtase , quando ao minuto 86 de um jogo que jamais deveria acontecer , num momento que nenhum benfiquista desejava que acontecesse , o maestro saíu de campo pela última vez de chuteiras calçadas .

Rui Costa não foi um jogador de futebol , ou melhor , não pode jamais ser comparado ou rotulado apenas de jogador de Futebol . Rui Manuel César Costa foi um artista . Um pintor que com os seus pés pintou algum dos melhores lances e jogadas de futebol vistos em muitos anos que o Desporto Rei já leva .

Não vale a pena falar dos títulos que conquistou nem faz sentido envergar pela teoria de que Damásio ( à semelhança do que fez com muitos jovens jogadores benfiquistas ) queimou e cortou as pernas a Rui Costa ao impor-lhe aquela injusta transferência para a capital da Pizza . Rui merecia mais ? Sem duvida ! Neste momento estou certo de que se o caminho no passado tem sido outro , estaríamos neste momento a falar de um monstro sagrado com uma carreira em muito superior a por exemplo Luís Figo . Mas também aqui , ou principalmente aqui , se pode verificar a grandiosidade do miúdo nascido ao lado do estádio da Luz . Pureza , responsabilidade , compromisso e ética também são caracteristicas de um campeão . Ele não precisou de trair clubes ou correr atrás de dinheiro para ser o ídolo de gerações e gerações . Por isso será eterno ! Por isso e muito mais será sempre um exemplo !

O Rodrigo tem 6 anos . Não nasceu da Damaia nem viu o seu craque preferido no seu auge . É uma criança como tantas outras e o pouco que conhece ou sabe de futebol já lhe permitem ter ídolos e sentir vontade de seguir as pisadas dessas divindades . Tal como milhões de crianças espalhadas pelo mundo o Rodrigo na escola corre , grita e marca golos sob o encanto , a mágica ambição e o sonho de um dia comparar-se ao seu ídolo . Apesar de ter apenas 6 anos e de nunca ter visto o Rui a ser campeão pelo Benfica ou até mesmo por outro clube qualquer ( devido à sua idade ) o Rodrigo tem um herói bem definido e muito preciso : Rui Manuel Cesár Costa .

Eu , autor deste texto , participante neste blog e orientalista de coração , também tive e tenho o mesmo herói que o Rodrigo tem . Separam-nos 20 anos de existência e muitas figuras e jogadores que eu já tive a oportunidade de ver e que ele ainda terá o privilégio de ver mais que eu . Mas no Futebol os heróis são eternos e como tal Rui Costa jamais será esquecido e será sempre um denominador comum de ligação entre gerações e futebóis .

Agora sim posso escrever sem receios ou injustiças : Obrigado Rui !

domingo, maio 11, 2008

A Super Mulher


Não existem neste momento elogios suficientes ou minimamente capazes de adjectivar correctamente o valor , prestígio , brilho e categoria de Vanessa Fenandes .
A filha de Venceslau Fernandes sagrou-se ontem pentacampeã Europeia de Triatlo , mostrando uma vez mais que é a principal candidata ao ouro em Pequim .
Perosinho , Lisboa e Portugal começam a ser demasiado pequenos para agradecer , homenagiar ou prestigiar as vitórias e conquistas da atleta do Glorioso , e se às suas maravilhosas e fantásticas capacidades fisicas juntarmos uma simpatia e uma humildade acima da média , facilmente constatamos que estamos perante uma Super Mulher . Um prodígio , uma vencedora e uma verdadeira campeã .
Eu orgulho-me por ter nascido no mesmo Portugal que Vanessa Fernandes e sinto-me um privilegiado ao emocionar-me , sempre que ela com o seu sorriso simples e verdadeiro do alto de mais um pódio , nos possibilita escutarmos o nosso Hino Nacional .
Obrigado Vanessa ! Em Pequim terás como sempre 10 milhões de amigos preparados para te fazer mais uma merecida e homenageada vénia .
origem