sábado, outubro 04, 2008

Estado da Nação


A nação benfiquista vive neste momento um louvável e saudoso estado de graça, no seguimento de uma promissora semana em que o Glorioso venceu sem qualquer tipo de dúvidas uma histórica equipa de um futebol sempre complicado e manhoso do calcio, e uma natural vitória perante o seu vizinho da 2ª circular .

Em todos os Blogues e espaços de opinião encarnados podem-se encontrar e ler adjectivos ou títulos tais como : Fantástico , maravilhoso , incontestável , categórico, alegria , regresso do gigante , perfeito ... entre outros .

A opinião geral e a expectativa em torno desta equipa do Benfica era enorme após a contratação de nomes como os de Aimar , Reyes e Suazo . Agora , após estas duas brilhantes conquistas, passou a ser tremendamente alta e todos sabemos o perigo e risco de uma situação assim .
A fronteira entre a desilusão e a expectativa eufórica que reside actualmente na alma de cada um dos mais de 6 milhões de adeptos benfiquistas, é sempre algo muito delicado e ténue . Quero com isto dizer que a desilusão nasce sempre fruto de uma descontrolada e inusitada ilusão e que ambas caminham lado a lado na castigada , saudosa e ambiciosa mente benfiquista .

O Benfica tem neste momento nomes que fazem sonhar qualquer humilde , recatado ou pessimista adepto , pese embora possua sectores , nomeadamente nas faixas laterais defensivas da equipa , desequilibrados , casos difíceis de perceber ( lesões de David Luiz , permanência de Mantorras , o regresso do destabilizador Moretto , importância de Balboa ... ) e estranhos casos de evidente manipulação e orientação de resultados , sentenças e/ou árbitros .

Está o Benfica no bom caminho ? Obviamente que sim . Possuí finalmente um treinador frontal , disciplinador , ambicioso e conhecedor das suas virtudes , capacidades e limitações . Pessoa que me parece acima de tudo reunir consenso em todo o terceiro anel e em quem Rui Costa arriscou muito . Isto são obviamente boas noticias e excelentes indicios . Dentro das quatro linhas conta com um lateral direito capaz do melhor e do pior , que quando consegue impor a si próprio um equilibrio entre ambos , revela-se de uma utilidade imprescindível . Os centrais e após alguns sustos e experiências menos conseguidas, tornaram-se aos olhos dos adeptos perfeitos ( Sidnei é um excelente jogador com qualidade para liderar toda uma equipa , Miguel Vitor tem potencial e se David Luiz regressar a 80 % do que era, será muito importante também . Luisão ? Simplesmente não me parece jogador para o Benfica ) .
Do lado esquerdo Léo e Jorge Ribeiro se fossem um só jogador seríam um jogador completo . Assim temos dois incompletos. No meio campo Yebda é um senhor jogador e até ao momento a melhor contratação realizada para esta temporada . Carlos Martins tem qualidade e quando estiver a 100 % fisicamente ( se algum dia conseguir estar ) será um dos indicutiveis . Urreta tem detalhes interessantes , Bynia será sempre um lutador nato útil para muitos e determinados momentos e Katso tem de jogador no meio campo . Balboa para mim sempre foi um flop e Ruben Amorim tem sido uma agradavel surpresa .
Pablo Aimar é talvez o caso mais delicado deste benfica actual juntamente com o seu compatriota Angel Dí Maria . Tem uma capacidade técnica notável , uma visão de jogo única e um à vontade em campo que chega a incomodar de tão grandioso que é , mas ...
Cardozo já todos sabemos do que é capaz ( golos ... golos e golos ... ) e principalmente do que não é ( incomoda-me que um avançado com as dimensões dele, caia a cada lance disputado ombro a ombro. Deêm sopa ao rapaz ! ) . Dí Maria, o outro caso delicado, continua a ser uma promessa inconstante e instável, que ainda não percebeu a finalidade e o objectivo do futebol . Se jogasse nos saloios que corrompem o sistema sería uma estrela . Aqui , por enquanto não passa de uma nuvem prestes a explodir num dia de Verão .
O capitão Nuno Gomes quando moralizado e confiante já mostrou que será sempre uma opção válida para o ataque e Suazo pelos minutos que vi e pelo que conheço dele, parece-me um extraordinário reforço que trará muitos e bons golos à equipa de Rui Costa .
Deixei para o fim José Antonio Reyes , o herói da semana . O culpado desta euforia envolvente e intensa que cada benfiquista regista por esta data . O homem que sorri e faz sorrir , joga , finta , marca golos e atribuí ao jogo uma velocidade vitorioso e objectiva . Reyes é um predestinado . Um grande jogador que terá também ele de perceber a sua importância e o seu papel neste Benfica . Um atleta que terá de ser apoiado e cuidado fisicamente . Se tudo isto correr bem será ele o Rey(es) desta época de onde se esperam que seja coroada de títulos e infindaveis festejos .

Há potencial , há equipa , há massa associativa , há vontade , ambição e sede de vitórias . Há meios , conhecimentos e experiência . Há querer , competência e garra . Só não poderá haver oscilação de picos de apoio . É aí que o benfica e nomeadamente os seus adeptos têm pecado . É disso que tenho mais receio . Ontem durante o jantar em que tive a oportunidade de privar com duas pessoas ligadas ao desporto rei , foi-me dito : " ganham dois jogos e já são os maiores . Se perderem segunda volta tudo à estaca zero ... "
Vamos apoiar incontestavelmente a nossa equipa ! Mas sempre com a consciência de que existirão momentos difíceis e coisas menos positivas e que será nesses momentos que a voz de apoio terá de ser mais activa e forte !

A Nação acredita , a bola está no nosso campo ofensivo e a baliza está escancarada ! As papoilas vão saltitar e gritar golo !

P.S. Certos e determinados jornalistas ignorantes continuam a tentar manipular opiniões e gerar desconforto e ruptura no ceio do reino encarnado . A esses só lhes podemos responder de uma forma : Com Vitórias e insignificância .

P.S.2 Li em vários blogs de outras cores uma gozação desmedida sobre a inovadora aposta no Canal Benfica . Obviamente que essas picardias são geradas por uma aguda e penetrante invenja. Aliás eu fico feliz pelos adeptos portistas serem contra a criação de um canal do clube deles pois tal como escrevi nos seus blogs : " Felizmente que o clube regional dos saloios não tem nenhum canal , assim em vez de vermos os malucos do riso ou os Gato fedorento podemos sempre assistir aos jogos deles para darmos umas boas e ridiculas gargalhadas ... como o Wenger... "


P.S.3 Imagino o jeito que tem dado à classe politica esta onda vitoriosa do clube da Luz ...

7 Comments:

Blogger águia_livre said...

ENORME artigo de opinião.

Bem escrito, com o qual, concordo na íntegra.

Saudações.
.

2:43 da tarde  
Blogger Maestro said...

Excelente artigo amigo Tiago.

Saudações e um abraço

4:34 da tarde  
Blogger joana said...

Concordo com tudo o que disse,acho que o benfica esta a ficar cada vez melhor,e força para continuarem o bom caminho que começaram agora a percorrer.
Bom domingo

4:46 da tarde  
Blogger Numero Dez said...

Antes demais peço desculpa pela “invasão” e alguma usurpação de espaço.
Visita e participa para que possamos fazer deste blog um ponto de encontro de ideias e opiniões.

http://sectorofensivo.blogspot.com/

8:25 da tarde  
Anonymous BF said...

Ola Tiago,

Parabens pelo artigo.
Excelente qualidade como é hábito aqui na Catedral.

Não sou benfiquista, mas reconheço que a equipa está a melhorar com o passar do tempo.

Off-Topic:

Gostaria de trocar algumas palavras sobre publicidade aqui no blog "A Catedral da Palavra".

O meu contacto:

becasferreira (at) gmail (ponto) com

Cumps,
Becas

12:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O estado da nação está uma merda .

11:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esta foto dá que penssar.O que é que está a arder?é a droga dos Name Boys

10:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem