sexta-feira, agosto 31, 2007

O erro do Engenheiro ou os nossos erros ?


Antes de ir de férias ( não me canso de destacar o quão merecidas foram ) o Post aqui deixado e escrito tinha como título " O primeiro do engenheiro " . Na minha ingenuidade pensei e acreditei nas palavras de Fernando Santos quando afirmou de uma forma heróica , revoltada e galvenizada que os adeptos do Benfica ainda o iríam aplaudir de pé . Sabendo nós e toda a gente dos amores que o terceiro anel nutría pelo Engº do penta , só comparável ao desejo que os portugueses tinham por ver o grande Zé Couceiro permanecer de quinas ao peito e a levantar o seu arrogante olhar para o céu a cada acorde do hino nacional , estava escrito de que se Luís Filipe Vieira quisesse continuar a gozar de algum prestígio e margem de manobra na Luz tería de começar a correr com os seus afilhados do Benfica ( deixem jogar o Mantorras !!! ) .
Não coloco em causa a competência , o rigor e principalmente a necessidade do benfica ter D. Sebastião Camacho de regresso , até porque nesta altura acho que só mesmo o espanhol ou Sven Goran Erikson conseguiríam empolgar as lides encarnadas , mas parece-me que em jeito de despedida os benfiquistas devem todos uma palavra de apreço a Fernando Santos .
Qual o treinador que com um plantel que integrava Marco Ferreira , Manu , Moreira , Moretto , Mantorras , Beto , Joao Coimbra ou Karyaka e que a partir de certa altura se viu com apenas 2 centrais disponiveis após a lesão de Luisão , 1 unico e irregular defesa direito , 1 unico defesa esquerdo capaz para vestir de águia ao peito , 1 unico avançado de qualidade no plantel ( Miccoli ) e após a lesão de Simão sem um unico jogador que jogue e rasgue pelas alas .faria melhor ?
Se a isto juntarmos as precipitadas saídas a meio da época de Alcides e Ricardo Rocha ( continuo a dizer que com ele o Benfica tería sido campeão ) , as birras constantes de Anderson , a instabilidade e os assobios a Moretto quando este foi eleito para a baliza ( ok eu comprendo mas não pode ser assim ! ) , os permanentes lenços brancos que Fernando Santos sempre tinha que ver , as barracadas e palhaçadas do Sr. Veiga , o misterioso castigo a Nuno Assis , facilmente constatamos que o engenheiro fez um trabalho formidavel no benfica . E tudo podia ter sido tão diferente caso Mantorras ( o falso coxo ) tivesse marcado aquele golo a Helton no finalzinho do jogo da Luz ...
E o que faríam outros treinadores caso o Presidente do seu clube após ter anunciado que tinha colocado ao seu dispor a melhor equipa da última década quando na realidade , à sua revelia e após ter anunciado publicamente que o capitão e indispensável ídolo não saíria , o vende a um clube mediano e quase em saldos ? E o que dizer do caso Manuel Fernandes ? Será este plantel mais forte do que o plantel do ano anterior ? Eu diria que este plantel tem mais opções e uma mais ampla variedade mas tal não significa qualidade ... quando se perdem os três melhores jogadores da última época ( Simão , Miccoli e Karagounis ) e se vende a melhor contratação desta ( para mim M . Fernandes jamais voltaria a jogar no benfica ! ) não me parece que se tenha o melhor plantel dos ultimos dez anos .
Não sou um defensor de Fernando Santos e tal como já referi aqui a minha simpatia para com a sua pessoa deve-se apenas ao facto de ter estudado na mesma escola que eu apesar de em épocas distintas mas enalteço o seu profissionalismo , a sua boa vontade e o seu clubismo , mesmo sabendo que na ditadura do futebol o Salazar chama-se títulos e aqui não vale invocar o Torneio do Guadiana ou o tão bem lembrado pela Leonor Pinhão torneio do Dubai .
Com isto não quero dizer que ache que F. Santos merecesse continuar ( sei de fonte fidedigna que Santos sería despedido independentemente dos resultados e que o espanhol estava já acordado desde o primeiro encontro que teve com LFV ) no mais desejado lugar do futebol nacional mas quero mostrar a minha gratidão e principalmente solidariedade para com o sr.Engº . E Sr.Luis Filipe Vieira não se almoça e se assina um pré acordo com um outro treinador nas costas de outro ... Como também não se vem para a imprensa afirmar que : " O Benfica foi um erro " como o fez Fernando Santos.
Bem parece-me é que no meio de tantos erros e estando nós a chegar ao fim do Verão , estação propícia a encontros e desencontros , a rupturas de sonhos , relações e contractos , época em que a ilusão dos sentimentos se revela traiçoeira e nos surge revestida de outras ( mais fracas ) aparências , envolvida e nua por revelações surpreendentes como que a pele bronzeada a cair e a dar lugar novamente à realidade e trazendo o sopro do afinal não era bem assim , o Benfica , tal como os heróis românticos no inicio dos livros , foi o principal prejudicado desta sucessão de erros e falsos sentimentos que pairavam e agora despertam .
E agora com a Liga de regresso não há mais desculpas para as ausências de sabado à noite . Ah e Felicidades Sr. Engenheiro . Que termine logo o seu curso !

De regresso à realidade


Bem e como tudo o que é bom acaba , as minhas merecidas e extraordinárias férias terminam este fim de semana . Como tal A Catedral da Palavra regressa ao activo para criticar o criticável e falar sobre o dia a dia do desporto nacional e internacional .
Nestes 23 dias de ausência muita coisa aconteceu . O benfica não fez jus ao inquestionável ( até à etapa da Torre ) favoritismo na Volta a Portugal e deu uma enorme barraca na estrada . O portista José Azevedo ( desconhecia a sua faceta arrogante ) defraudou expectativas e em jeito de despedida ( eu com o ordenado dele teria vergonha de não ficar sequer no pódio ... ) agradeceu o esforço dos derigentes desportivos , quando o mais certo e esperado seria a essa altura serem as gentes do benfica agradecerem o seu esforço mas ...
Eu ainda acreditei e como que em forma de superstição , pois quando David Plaza venceu a volta de águia ao peito eu assisti a essa soberba e emocionante etapa de contra relógio onde o espanhol superou o eterno segundo Vitor Gamito ( quiça Candido Barbosa seja um prótotipo seu ) , no sul do país em pleno festival Sudoeste e na memorável noite em que os míticos Censurados se reuniram para nesse palco incendiarem por cerca de 30 minutos o sul do país , este ano voltei a assistir à etapa chave da 69ª Volta a Portugal ( não me conformo que o maior espectáculo popular e de rua não passe na capital do país ) no sul do país e após interromper um maravilhoso dia de total relax, prazer e descontração ( quem me manda a mim ser um entusiasta do ciclismo ? ) numa das mais belas praias do mundo instalei-me de armas e bagagens num popular café e ao sabor de um Dom Rodrigo e super bem acompanhado fui também eu ( quem sou eu no meio de mais de 6 milhões de pessoas ? ) enganado e vítima de um balde de água fria . O Benfica perdeu mas pelo menos a modalidade não vai findar . Mal o menos .
Para consolar mais esta desilusão e após fracas e descaracterizadas exibições ante Copenhaga e Leixões , LFV decidiu trazer D. Sebastião Camacho para substituir o Engº do penta . Mas sobre este tema postarei nos próximos minutos a minha opinião .
No meio da ausência do tão anunciado calor de verão e em plena época quente de transferências novos jogadores chegaram com destaque para os uruguaios que o Benfica recrutou . As manas Saldago continuam a promover a sua imagem e a lavar roupa suja ( nem quero imaginar o cheiro ... ) em praça pública e parece que os senhores do norte resolveram tentar inventar que afinal o apito não é dourado , azul ou preto e branco aos quadradinhos , mas sim encarnado . Haja limite para o ridiculo !
As equipas portuguesas entretanto conheceram os seus adversários na prova rainha do futebol europeu e não podemos passar em branco mais um negro capítulo no Desporto com a morte de mais dois futebolistas em plena actividade . Antonio Puerta ,espanhol , jogador do Sevilha , colega de Duda e a menos de 1 mês de ser pai e o zambiano Chaswe Nosofwa do Hapoel Beersheva , aumentaram o número de vítimas do Desporto Rei e fizeram a Nação futebolística chorar e reflectir sobre o verdadeiro significado e estado lastimável em que se encontra a merda do nosso Futebol .
O promotor de relógios e figurante de anúncios de bancos lá inventou novamente e a selecção voltou a envergonhar-nos a todos . De realçar também que a nação tem mais um português nascido em Maceio e que diz já saber A Portuguesa do principio ao fim . Só espero que não o tenha aprendido com o Deco ...

segunda-feira, agosto 06, 2007

O primeiro do Engenheiro


O Glorioso conquistou ontem o seu primeiro troféu da Época , vencendo os seus vizinhos da 2ª circular , em jogo que delineava o vencedor do Torneio do Guadiana .

A equipa encarnada marcou o único golo do encontro através de David Luiz já perto do final do encontro . Durante os minutos que antecederam o golo vitorioso , o jogo foi bastante disputado a meio campo sempre com clara vantagem para o maior clube nacional .

Particularmente gostei das exibições de Manuel Fernandes , Bergessio e David Luiz ( grande jogador !!! ) . Luisão também esteve ao seu nível comamdando toda a defesa benfiquista e Nuno Assis teve algumas iniciativas interessantes . Destaque ainda para a boa entrada em jogo de Fabio Coentrão a merecer mais minutos . Do ponto de vista negativo continuo apreensivo com o lado direito da defesa encarnada e Katsouranis ainda está muito longe da forma ideal . Petit continua a abusar de carrinhos despropositados e volto a afirmar a necessidade de mais um homem de área que marque presença na ausência de Cardozo .

Foi portanto uma vitória normal de uma equipa de nível Mundial sobre uma equipa de nível regional e de bairro . E que tenha sido o primeiro de muitos troféus que o Sr. Eng. vença de águia ao peito .

quarta-feira, agosto 01, 2007

Arte em movimento


Fica aqui , em tempo de pré época e numa altura em que a esperança e os sonhos estão ao rubro , um dos melhores momentos futebolísticos de sempre , protagonizado pelo holandês Dennis Berkamp .

Berkamp , o Ice Man , um dos melhores jogadores europeus de todos os tempos , era conhecido pela elegância que colocava em cada lance e por possuir um tremendo pavor a aviões , deslocando-se sempre por terra mesmo quando a sua equipa jogava longe de casa .

Para além do grande jogador que foi, não se lhe conhecem condutas menos próprias dentro do terreno de jogo e na minha opinião é um dos jogadores que merecia uma consideração diferente por parte da UEFA . Não se admite nem percebe ( o futebol é cada vez mais um negócio ) o porquê de um jogador destes nunca ter conquistado distinções individuais ( e não me venham com a cantiga de que a Holanda no seu tempo nunca ganhou nada e do Arsenal a nível europeu ser um Flop ) . Sorte tem Mourinho em não ter de encontrar Berkamp ...

Que Adu e companhia ( o FCP deveria ter segurado Andersson ...) se inspirem neste vídeo e tragam um pouco de magia à nossa cisuda e rústica Liga , para que não tenhamos de recorrer ao YouTube sempre que queiramos ver um pouco de arte futebolistica .
origem