quinta-feira, julho 27, 2006

Artista de Circo

Nada melhor para inicicar este espaço de opinião livre e democrático ( ???? ) , do que comentando a renovação contratual do Sr Luiz Filipe Scolari . O tal senhor que para além de ter gerado e provocado a discórdia através de guerras evitáveis e desnecessárias com o FCP , usou e abusou como quis da imprensa e das cores nacionais .
Pode-se até dizer que Portugal só por uma vez esteve nas meias finais de um campeonato do mundo e que nunca tinha estado numa final do campeonato de Europa .
Pode-se até dizer que nunca a selecção portuguesa tinha tido um apoio a todos os níveis tão grande e consistente como a actual .
Pode-se sugerir que a alegria das vitórias é algo saudável para um povo envelhecido e caído nas constantes manipulações dos políticos nacionais .
Até aqui tudo bem . Mas estas serão sempre as versões e intenções que o Sr. Nascido e criado no Rio Grande do Sul quer transmitir , e aquilo que mais a quente concluem todos aqueles que nunca ou raramente estiveram presentes num jogo de futebol . Aqueles que colocaram bandeiras , gritaram , festejaram , endeusaram e clamaram ser adeptos incondicionais da nossa selecção sem nunca o terem verdadeiramente sido , sem conhecerem mais de 3 ou 4 nomes dos jogadores convocados e sem saberem muitas das regras do desporto rei .
Analisemos da seguinte maneira : Portugal com as condições actuais de trabalho , com as verbas , patrocínios , apoios e campanhas em redor da equipa de futebol , com jogadores titulares nas melhores equipas do mundo , contra selecções muito inferiores num campeonato que se tornou mais num negocio do que num campeonato de futebol puro e verdadeiro , ter-se ficado pelo 4 lugar é na minha opinião frustrante . Nunca tínhamos estado numa final de um campeonato europeu ? Não . Mas já alguma vez tínhamos sido nós o país organizador dessa prova sabendo claramente que o factor casa é dos mais importante nestas competições ? Parece-me que o 2 lugar , tal como diz é o primeiro dos últimos e perder em casa com todos os condicionantes favoráveis e conhecidos é mais do que um falhanço total . Já se esqueceram ou não viram as derrotas da selecção e os claros e evidentes erros tácticos do Sr Scolari ? As derrotas humilhantes contra a Grécia e França ? A insistência em jogadores que jamais teriam lugar na grande maioria das selecções mundiais ? A casmurrice e embirração para com jogadores de qualidade que nem convocados são ? Ou o mau perder a cada derrota, desculpando-se e culpando as arbitragens quando estas nada tiveram de influente no desfecho final dos jogos em que fomos inferiores técnica e tacticamente ?
O Sr . Scolari para quem não sabe recebe cerca de 30 000 contos para desempenhar a tarefa de escolher e orientar os melhores jogadores do nosso país . Olhemos profundamente e com olhos futebolísticos para os nossos jogos no campeonato do mundo . Qual foi o jogo em que nos podemos orgulhar da exibição dos nossos 14 jogadores ? Aquela que nos fez acreditar que estávamos no bom caminho ? Aquela que aos olhos de todos se comparou à selecção de 66 tantas vezes injustamente comparada à actual ? A resposta é obvia … E basta relembrar que recentemente a nível de clubes temos de nos orgulhar imenso do trabalho feito e atribuir mérito aos jogadores que o fizeram .
O futebol português é um futebol de qualidade e tem obrigatoriamente que fazer melhor do que um simples 4º lugar num campeonato do mundo. O contentamento por esta posição só revela a falta de ambição do nosso povo , fruto de um desconhecimento ignorante do nosso passado e historia gloriosos .
No meio de tudo isto o sargentão que antes de ter sido campeão mundial com uma equipa fortíssima como o Brasil , onde só não o é quem não quer , e num mundial anormal não tinha ainda ganho nada de relevante nem nos países mais absurdos onde treinou , renovou por mais 2 anos o seu vinculo com a federação portuguesa de Futebol .
Não quero saber de onde virão os patrocínios que pagarão parte do ordenado desse senhor mas faz-me imensa confusão que com tantos bons treinadores portugueses ( o melhor do mundo é nosso !!! ) que ganhariam 100 vezes menos , temos de preservar esse senhor que se fosse apresentador ou artista de circo seria seguramente o melhor do mundo tamanha é a sua capacidade de entreter , ludibriar e manipular opiniões . Ou quem sabe a substituir o seu compatriota no programa nocturno de sexta feira na TVI.A imprensa portuguesa tem uma quota culpa enorme no meio disto tudo ao dar importância e ao rebaixar-se a uns palavrões e frases ofensivas desse personagem brasileiro que continuara por cá a viver à custa dos intelectuais do futebol , do povinho ignorante e de um presidente de federação frustrado politicamente . E assim as caipirinhas continuarão a ser servidas sem Figo e Pauleta ( este ultimo graças de deus !!!! ) mas com os suspeitos do costume ... E o povo lá andara entretido mais 2 anos .


3 Comments:

Blogger Motim said...

"campeão mundial com uma equipa fortíssima como o Brasil , onde só não o é quem não quer"

Tenho a mesma opinião sobre o Scolari. Queriam encontrar rapidamente um D. Sebastião para a selecção portuguesa, mas em vez do critério "qualidade" escolheram contratar o treinador campeão mundial, logo o mais caro do mundo. Só que fazer do Brasil campeão mundial de futebol terá sido mesmo um feito muito extraordinário? Como já se viu este ano, eles só não são quando não lhes apetece jogar...

Tiago, bem vindo à blogosfera !!!

1:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

10:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

9:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

origem